Resenha a manina loas

4080 palavras 17 páginas
Concepções Sobre A Assistência Social
A Assistência 2 ao contrário do que muitos pensam constitui-se numa prática bastante antiga na humanidade. Com outra nomenclatura, a Assistência surgiu e vem se desenvolvendo como um produto da civilização na qual está inserida. Ander (1995:67,68) destaca que nas sociedades primitivas,a ajuda aos mais necessitados era prestada pelas famílias aos indivíduos pertencentes a mesma tribo ou clã, face ao vínculo afetivo, aos costumes e as crenças.
Acreditava-se, na Antiguidade, que a miséria era um castigo dos deuses aos pecadores, cabendo aos sacerdotes enquanto representantes das divindades, interferirem nos males sociais. Os templos, além de serem um lugar santificado, serviam como hospitais e dispensários de esmolas. No Império Romano, por exemplo, foi instituído um sistema de distribuição de esmolas com o intuito de ajudar aos mais necessitados. Na Grécia antiga, especificamente em Atenas, a ajuda aos pobres e doentes foi estabelecida pelo Estado através da distribuição de farinha, azeite e trigo e de uma espécie de pensão que garantia o mínimo de sobrevivência.
A partir do surgimento da civilização Cristã, a questão da ajuda assume outra postura, passando a ser vista como expressão de caridade e benevolência ao próximo. Vieira (1973:20) destaca que a "caridade era um meio para alcançar méritos para a vida eterna; ser pobre ou doente não constituía castigo, mas conseqüência da imprevidência individual".

- O presente artigo é um extrato do meu trabalho de Conclusão de Curso TCC , intitulado: A importância da visão crítica na intervenção do Assistente Social: Uma reflexão sobre a prática de estágio no Centro Educacional Dom Bosco.
2- Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8742, de 07/12/1993) a Assistência Social é direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativas pública e da

Relacionados