Resenha: A máquina Newtoniana

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
Direito – Noite – 2013.2
Ética e Pensamento Filosófico

2. A máquina do mundo newtoniana

O texto nos relata a mudança radical de como as pessoas viam o mundo. Antes a ciência medievalbaseava-se na razão e fé, com a principal finalidade de compreender o significado das coisas e não afirmar algo que ainda ia acontecer ou ter o controle das coisas.
A visão medieval mudou radicalmentenos séculos XVI e XVII, a concepção anterior foi substituída por um novo método de investigação, defendido por Francis Bacon, que baseava-se na descrição matemática da natureza e o método analítico deraciocínio. Esses séculos passaram-se a chamar-se de a Idade da Revolução Científica.
A revolução começou por Nicolau Copérnico, defendendo que a terra não era o centro do universo e o homem não eraa criação central de Deus. Depois seguiu-se Johannes Kepler, que formulou suas leis empíricas sobre o movimento planetário. Porém, Galileu Galilei que voltou sua atenção a astronomia e estabeleceu ahipótese de Copérnico como teoria científica legítima. Galileu foi o primeiro a combinar a experimentação científica com o uso da linguagem matemática para formular as leis da natureza por eledescobertas.
Contudo, Bacon foi o primeiro a formular uma teoria clara do procedimento indutivo. Desde a Antiguidade, os objetivos da ciência tinham sido a sabedoria, a compreensão da ordem natural e a vidaem harmonia com ela. A partir de Bacon, o objetivo da ciência passou a ser aquele conhecimento que pode ser usado para dominar e controlar a natureza. Essa mudança que seria de maior importância paraa civilização ocidental partiu de Descartes e Newton. René Descartes não aceitava qualquer conhecimento tradicional, propondo-se a construir um novo sistema de pensamento.
A física do século XXmostrou-nos que não existe verdade absoluta em ciência. Tal como Galileu, Descartes acreditava que a linguagem da natureza era matemática.
O ponto fundamental do método de Descartes é a dúvida. Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a maquina newtoniana
  • A máquina do Mundo Newtoniana
  • Resenha a maquina
  • Resenha Metáfora da Máquina
  • Resenha do filme O Homem e a Máquina
  • Resenha Filme A máquina
  • A máquina e a revolta
  • resenha filme a maquina do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!