Resenha: A luta Pelo Direito

Páginas: 4 (996 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resenha: A luta pelo Direito – Rudolf Von Ihering
A obra ‘’ A luta pelo Direito’’, do jurista alemão Rudolf Von Ihering, nascidoem 22 de agosto de 1818 em Aurich, na Alemanha. Formou-se na Universidade Humboldt de Berlim. Entre suas principais obras publicadas estão ‘’ Teoria Simplificada da Posse’’ em 1868, ‘’ A Luta PeloDireito’’ em 1872 ‘’ A Finalidade do Direito’’ em 1877.
O livro aborda como ideia central a preocupação do autor em como o Direito é exercido, com a seguinte citação ‘’ A paz é o fim que o Direitotem em vista, a luta é o meio de que se serve para o conseguir’’ (p.23).
O próprio símbolo do Direito demostra que o direito, não é uma pura teoria, mas sim uma forca: ‘’ Por isso a justiçasustenta numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para defendê-lo. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito. ’’(p.23).
Defende-se a ideia que a espada e a balança estão interligadas. Diariamente convive-se com as injustiças, no capitulo 24, vemos com autor indaga a relação entre guerra e paz, a vida dealguns sendo uma guerra, e de outros a paz. A paz é o resultado de um esforço incessante
Já em outro momento Ihering remete a fraqueza e ignorância do ser humano ao ignorar os seus direitos, ‘’Não deixei impunimente calar o vosso direito aos pés de outre’’ (HERING, Rudolf Von. A luta pelo Direito.)
A simbologia do Direito, mostra denota que o meio para chegar até paz é a luta. A pazseria algo ilusório, pois dura somente por um período até que o primeiro sinal de conflito desperte a ira e os penosos trabalhos de guerra.
O Direito é necessário para a convivência humana, aocontrario o ser humano regrediria drasticamente as suas origens mais remotas.
Rudolf contesta a escola histórica, que em seu ponto de vista deveria ser chamada de escola romântica, mostrando uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica, a luta pelo direito
  • Resenha A Luta Pelo Direito
  • Resenha luta pelo direito
  • resenha do livro a luta pelo direito
  • Resenha a Luta pelo direito
  • Resenha do livro A LUTA PELO DIREITO
  • Resenha
  • Resenha A luta pelo Direito do autor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!