Resenha A Luta Pelo Direito

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
 A luta pelo Direito é um livro escrito por Rudolf Von Ihering e este inicia a obra com uma frase muito importante e que demostra bem a ideia central da obra. “O fim do Direito é a paz, omeio de que se serve para consegui-lo é a luta”. O direito sem a luta se torna impotente e a luta sem o Direito torna-se a força bruta. O Direito é um trabalho não só do poder público, mas de toda apopulação. Cada pessoa deve lutar por seus direito que por mais que pareçam insignificantes, possuem grande valor e contribuem para a realização da idéia de Direito.
A paz sem luta e o gozosem trabalho pertencem aos tempos de paraíso; na história, esses benefícios só surgem como produto de um esforço persistente e exaustivo. Se estes surgem sem a luta, sem o esforço para consegui-los;não irão receber o real valor que possuem. Quando o homem desfruta de direitos que lhe foram proporcionados através da sua luta ele passa a valorizar mais, a defendê-lo com mais garra.
Iheringdestaca que a palavra direito pode ser usada em duas acepções distintas, a objetiva e a subjetiva. O Direito no sentindo objetivo, compreende os princípios jurídicos manipulados pelo Estado, ou seja,o ordenamento legal da vida. O Direito, no sentido subjetivo, representa a atuação concreta da norma abstrata, de que resulta de uma faculdade específica de cada pessoa.
Posteriormente oautor fala sobre a formação do Direito, que segundo Savigny, pode ser comparada com a formação da linguagem quando as duas seguem um processo imperceptível e indolor. Esta evolução orgânica terá comoproduto a sedimentação aos poucos da norma jurídica. Esta teoria é negada por Ihering que direciona a esta uma feição nitidamente romântica, já que repousa sobre uma falsa idealização de situaçõespassadas.
Passando a tratar pela luta do direito subjetivo ou concreto, o autor defende esta como uma defesa da própria honra. Esta, se apresenta em todas as esferas do Direito, tanto nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica, a luta pelo direito
  • Resenha luta pelo direito
  • resenha do livro a luta pelo direito
  • Resenha a Luta pelo direito
  • Resenha do livro A LUTA PELO DIREITO
  • Resenha
  • Resenha A luta pelo Direito do autor
  • Resenha A luta Pelo Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!