Resenha A invensão das Tradições.Resenha - A invenção das Tradições.

494 palavras 2 páginas
FacotturCarlos Henrique P. dos Santos
Turismo 2013.1 Manhã
RESENHA :HOBSBAWM, Eric Hobsbawm Terence Ranger. A invenção das tradições, São Paulo: Paz e Terra, 2012. (capitulo 01 : A invenção das Tradições)
No inicio o autor da uma previa do que o leitor vai ver no livro, falando sobre costumes antigos porem que são bastante ressentes, não sendo consideradas as tradições inventadas. Em seguida o autor deixa claro o significado do termo “tradição inventada“ que tem um sentido amplo mas não indefinido “Inclui tanto as “tradições” realmente inventadas, construídas e formalmente institucionalizadas, quanto as que surgiram de maneira mais difícil de localizar num período limitado e determinado do tempo – às vezes coisa de poucos anos apenas- e se estabeleceram com enorme rapidez.”(P.7). Logo após ele da exemplo como a transmissão radiofônica real realizada no Natal na Grã-Bretanha. O autor deixa claro “É óbvio que nem todas essas tradições perduram, nosso objetivo primordial, porém, não é estudar suas chances de sobrevivência, mas sim o modo como elas surgiram e se estabeleceram.” (P.8)O autor ressalta a diferença entre tradição e costume. Informando assim que uma das maiores característica das tradições é a invariabilidade sendo assim imutável uma tradição “O passado real ou forjado a que elas se referem impõe práticas fixas(normalmente formalizadas), tais como a repetição.”(P.8). Diferente do costume que na sociedade atual, tem a dupla função de motor e volante “Não impede as inovações e pode mudar até certo ponto, embora evidentemente seja tolhido pela exigência de que deve parecer compatível ou idêntico ao precedente.”(P.8-9)
Definindo o termo “invenção de tradições” o autor explica que é essencialmente um processo de formalização e ritualização, caracterizando por referir-se ao passado, mesmo que apenas pela imposição da repetição, afirmando também que nenhum historiador estudou adequadamente o processo exato pelo qual tais rituais são criados,

Relacionados