RESENHA: A influência da atividade física na capacidade funcional: envelhecimento

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
texto: Ueno L. A influência da atividade física na capacidade funcional: envelhecimento. Rev. Bras. de atividade física e saúde. v. 4, n. 1, 1999. p. 57-68.

O envelhecimento populacional aceleradona sociedade atual traz importantes questões sobre o aumento da recuperação/manutenção da saúde visando manter a qualidade de vida e a autonomia nas atividades diárias da pessoa idosa. Pesando nisso“A influência da atividade física na capacidade funcional: envelhecimento” é um texto que aborda a efetividade de exercícios físicos variados na manutenção de capacidades fundamentais para aindependência do idoso nas Atividades da Vida Diária (AVD’s) e qualidade de vida, bem-estar e benefícios psicológicos que ela traz. Segundo o texto a idade pode dividir-se em Idade Biológica (IB) que compreende afuncionalidade fisiológica do corpo e é influenciada por fatores genéticos, ambientais, estilo de vida, hábitos e etc, e Idade Cronológica (IC) que é a idade temporal do indivíduo. Na população idosaas duas andam juntas, uma vez que a capacidade funcional dos mesmos varia de acordo com os fatores ambientais juntamente com agravos à saúde inevitáveis do fim da vida. Por essa razão é inviáveldefinir um padrão de capacidade funcional em cada estágio do envelhecimento. Entretanto sabe-se que as atividades físicas são de fundamental importância para manter a capacidade das AVD’s especialmente emidosos e independentemente do estado dos mesmos (sedentarismo, ativo, semi-ativo).
Os programas intervencionais que mais impactam na manutenção das AVD’s e autonomia são as atividades deresistência muscular, resistência aeróbica, flexibilidade de ombros, equilíbrio dinâmico e agilidade. Tais atividades melhoram a capacidade funcional e o funcionamento físico o que impacta diretamente na melhorada qualidade de vida.
Podemos dizer que as atividades da vida diária são importantes para manter a autonomia dos idosos. Essa independência atua na saúde mental e motivacional que pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avalação da capacidade funcional em idosos praticantes de atividade física
  • CORRELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE FÍSICA E ATIVIDADE SEXUAL EM IDOSOS (RESENHA)
  • Resenha crítica do artigo “envelhecimento, atividade física, massa corporal e arco plantar longitudinal...
  • Plano de aula para atividade física com idosos nível 3 com capacidade funcional
  • AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS DE JEQUIÉ-BA.
  • Atividade física e envelhecimento saudável
  • Atividade Física e Processo de Envelhecimento
  • ENVELHECIMENTO E ATIVIDADE FISICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!