Resenha: a importância da identificação de melhores tecnicas para o diagnostico laboratorial de hsv em pacientes transplantados.

571 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO – CMRV
CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA
DISCIPLINA: VIROLOGIA
Profª Drª ANNA CAROLINA T. C. PEREIRA
21 NOV. 2008

LAYSE MACHADO

RESENHA: A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DE MELHORES TECNICAS PARA O DIAGNOSTICO LABORATORIAL DE HSV EM PACIENTES TRANSPLANTADOS.

VARELLA. Rafael B. et al. Diagnóstico laboratorial da infecção pelo vírus herpes simples (hsv) em pacientes transplantados e não-transplantados. J Bras Patol Med Lab, agosto 2005.

O artigo tem como objetivo comparar e avaliar o emprego de técnicas moleculares e o isolamento viral para diagnóstico do HSV em amostras de pacientes transplantados e não-transplantados, fazendo uma relação entre a cultura de células, que é uma técnica lenta e trabalhosa, com as novas técnicas moléculas - nmPCR e mPCR, que são capazes de detectar a presença de vírus em algumas horas.
O artigo afirma ainda, que não existe nenhuma investigação sobre as comparações das técnicas moleculares para detectar o HSV-1 e HSV-2 em indivíduos transplantados e não-transplantados, daí a finalidade do artigo.
Foram coletadas amostras de 84 indivíduos com casos de suspeita clínica de herpes, no qual 47 eram de pessoas transplantadas e 37 de não-transplantados no período de junho de 2001 a julho de 2002, e que os indivíduos transplantados estavam recebendo tratamento com ACV. A primeira etapa realizada foi isolamento dos vírus em cultura de células, essa cultura foi observada diariamente a procura de alguma característica visível dos vírus, como efeito citopático (ECP), essa visualização foi feita durante duas semanas, em seguida foi feito a confirmação dos resultados utilizando a técnica de imunofluorescência direta (IFD). A segunda etapa consistiu na realização das técnicas de PCR (nested multiplex PCR e multiplex PCR).
Conforme lido os autores tiveram o cuidado de fazer a avaliação da sensibilidade das técnicas no diagnóstico, com o objetivo de comparar os dois

Relacionados

  • Endomarketin
    150137 palavras | 601 páginas
  • Doenças do trabalhador
    256986 palavras | 1028 páginas
  • 16 Doenças do trabalho
    256991 palavras | 1028 páginas