Resenha A importância do ato de ler

Páginas: 6 (1376 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam

Paulo Régis Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921. Educador pernambucano, sua alfabetização foi dada pela sua mãe, que o ensinava o com matérias do próprio quintal. Sempre interessou-se pela leitura e aos 22 anoscomeçou a cursar Direito no Recife. Em 1974 começou a lecionar para adultos, em 1964 foi convidado pelo presidente da época para coordenar a alfabetização no país. Em suas idas e vindas jamais deixou de lado a importância pela leitura.
No livro “a importância do ato de ler” Freire tem como foco mostrar o valor da leitura na vida de uma sociedade, as relações da biblioteca popular e aalfabetização de adultos. Tenta passar para o leitor a real importância de ler para constituir tudo o que somos, e o que transformamos a sociedade.
No primeiro capitulo ele relata sua infância e como foi sua descoberta na leitura e na escrita. No segundo capitulo indaga sobre a alfabetização de adultos e bibliotecas populares que são, segundo ele, um problema da leitura e da escrita. E no terceiro capitulonos relata como foi a alfabetização de adultos em São Tomé e príncipe no contexto da república democrática.
A importância do ato de ler, segundo Freire é que para haver uma compreensão crítica do ato de ler, não pode-se levar em consideração apenas o sentido próprio da palavra, mas sim o que ela representa quando inserida em meio as outras, devemos observar a relação entre o texto e o contexto.
Oaprendizado do ato de ler inicia-se quando dês de muito novos lemos o que está acontecendo em nosso meio, conforme crescemos começamos a relatar tudo o que lemos e em seguida reescrever tudo que julgarmos necessário. E Freire cita que a releitura do seu mundo foi algo crucial para o seu amadurecimento. Ele sempre fora ensinado a relacionar a leitura de frase e sentenças, com a leitura do mundopor meio da “palavramundo”.
Quando atuou como professor não reduzia problemas de gramatica como algo que de todo modo devesse bruscamente ser aprendido, sempre tentou despertar a vontade do saber dos seus alunos. Esteve ciente que, decorar páginas e frases não fazia ninguém aprender, pelo contrário poderia até prejudicar.
E salienta a importância da escrita e da reescrita, da leitura e dareleitura. Pois assim todos podem ter uma compreensão mais dinâmica da sociedade.

Alfabetização de adultos e bibliotecas populares

A educação adulta e bibliotecas populares para Freire tem uma grande relação do modo em que a sociedade se estabelece. O problema se encontra no habito de aprender a ler sem compreender as palavras e o seu real significado.
Ele critica o sistema educacional e porvezes ressalta a diferença entre a pratica de ensino “ingênua e astuta”. A política e a educação estão sempre interligadas, sendo assim fica impossível haver uma educação que preferenciem todos. E isso faz com que o partido político seja o educador e vá criando vantagens e desvantagens, “entendemos então, facilmente, não ser possível pensar, sequer, a educação, sem que esteja atento a questão dopoder”.
Um outro grande problema da educação é a sistematização, “a educação burguesa instrui a burguesia, para que quando chegasse ao poder pudesse sistematizar a educação”. É impossível conseguirmos neutralizar os meios de ensinos ou os professores, ou seja, não existe uma educação limpa e não manipulável, mas que isso não significa que o educador irá se transformar em um agente manipulador.
SegundoFreire por muitas vezes os educadores se sentem ecoados, pois sabem que aplicando regras severas e impondo o aprendizado não surtira efeito algum, mas por outro lado se não tomarem decisões firmes e convictas acontecera o mesmo problema. “É que sabem muito bem que não é o discurso que ajuíza a pratica, mas a pratica que ajuíza o discurso”.
Para que possa existir bons educadores é necessário...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha a importancia no ato de ler
  • Resenha: a importância do ato de ler
  • Resenha A Importância do Ato de Ler
  • Resenha A importancia do ato de ler.
  • Resenha a importância do ato de ler
  • Resenha sobre a importância do ato de ler
  • Resenha critica
  • resenha crítica a importância do ato de ler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!