Resenha: a importância do ato de ler freire, paulo. a importância do ato de ler: em três textos que se completam. 23. ed. são paulo: autores associados: cortez, 1989.

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2013
Resenha: A Importância Do Ato De Ler
Resenha: A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três textos que se completam. 23. Ed. São Paulo: Autores associados: Cortez,1989.

O livro de Paulo Freire, “A Importância do Ato de Ler”, é constituído de três artigos que se completam, e exposto em forma de palestra. Escrito de forma acessível e dialogante, Paulo Freiremantém seu estilo, ao apresentar suas ideias sobre a alfabetização de adultos e de bibliotecas populares. De forma crítica, Freire relata e analisa sua experiência de alfabetização e pós-alfabetizaçãode adultos na República Democrática de São Tomé e Príncipe em 49 paginas.
No livro Paulo Freire, deixa claro sua ideologia de que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Explicando para oleitor, que a leitura do seu mundo é fundamental para importância do ato de ler, para que escreva e reescreva o que há em sua volta.
Desta forma a alfabetização seria a criação da forma escritaprovida da forma oral, sendo que a forma oral seria uma expressão da leitura do mundo e a partir desta levaria para expressão escrita. Assim, quando o individuo lesse o que já havia escrito, ele estariafazendo uma releitura, visto que já haveria uma primeira leitura do mundo para que fosse escrito no papel.Sendo assim, o autor demonstra que o processo leitura não começa na escola, mas muito antes.Paulo Freire da ênfase na alfabetização de adultos e a educação desenvolvida em São Tomé e Príncipe. Para Freire, discutir de alfabetização de adultos e de biblioteca populares é discutir, entre muitosoutros, do problema da leitura e da escrita. Não apenas da leitura da palavra em si escrita, mas ter consciência da mensagem que está sendo transmitida. É entender o contexto.
A alfabetização deadultos e pós-alfabetização implicam esforços de educadores e educando, para que haja uma alfabetização de boa qualidade, e que não se tenha apenas uma decodificação de sílabas. A Biblioteca Popular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Freire, Paulo. “A Importância do Ato de Ler”. 23° ed. São Paulo: Cortez, 1989, p.9-14.
  • Resumo livro- A importancia do ato de ler (em três artigos que se completam). Paulo Freire.
  • “A importância do ato de ler em três artigos que se completam” (paulo freire)
  • a importância do ato de Ler
  • A Importância do Ato de Ler
  • Importância do ato de ler”– paulo freire
  • A importância do ato de ler FREIRE, Paulo
  • Resenha A importancia do ato de ler Paulo Freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!