Resenha A Grande Expansão, Eric Hobsbawn

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
HOBSBAWM, E. J. , A grande expansão. In: HOBSBAWM, E. J. , A era do capital: 1848 – 1875. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002.

Hobsbawm nasceu no Egito quando este ainda era colôniabritânica, o que garantiu sua passagem pela universidade na Inglaterra, não só como estudante, mas também como professor e pesquisador. Entre suas grandes obras está A era do capital, cujo segundo capítulo éA grande expansão.
O texto estuda a expansão econômica após as revoltas de 1848, também conhecidas como "A primavera dos povos". Utilizando números e exemplos, pode-se analisar como a indústriacresceu utilizando o carvão, o ferro e o vapor, espalhando-se por todo o mundo com o advento o telégrafo e das estradas de ferro. Outro ponto, é a contenção das forças revolucionárias, os preços baixos eoferta de mão de obra geradas pelas revoltas que haviam acabado. Também é evidenciada a hegemonia industrial da Inglaterra no começo deste período, e como, lentamente, ela vai sendo alcançada emalguns aspectos por países como a Alemanha e os Estados Unidos.
Não só mostrando os momentos de crescimento, o texto também passa por momentos de decadência econômica nas décadas seguintes, mostrandouma tendência cíclica no capitalismo até então liberal e pouco estudado. No final falando também da tendência das nações em investir nas universidades e sociedades científicas não apenas para a pesquisaeconômica, mas também industrial, o que gerou inovações em várias indústrias como a química por exemplo, também em como a França priorizou a formação com excelência de poucos, enquanto outros paísesdavam um ensino menos qualitativo e mais quantitativo.
Fica bem claro como certas inovações expandiram as fronteiras do capitalismo para o globo e como isso cooperou para um grande crescimento daeconomia, assim como futuras inovações o viriam a fazer mais para frente, como a eletricidade combinada com a utilização de aço que deram origem outra revolução industrial mais para frente. Outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha eric hobsbawn
  • RESENHA HOBSBAWN, Eric. A ERA DAS REVOLUÇÕES.
  • Resenha A Era da Catástrofe Eric Hobsbawn
  • Resenha do texto de eric hobsbawn: a revolução francesa.
  • Resenha
  • Eric Hobsbawn
  • Eric hobsbawn
  • Eric Hobsbawn

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!