Resenha "a evolução do capitalismo"

Páginas: 28 (6906 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS



RESENHA CRÍTICA
A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO

GOIÂNIA
JANEIRO/2013
RESENHA CRÍTICA: “A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO”

O autor da obra, Maurice Dobb (1900–1976), foi um economista marxista britânico que lecionou e esteve ligado à Universidade de Cambridge entre 1924 e 1976.  Primeiramente se envolveu com a interpretação da Teoria EconômicaNeoclássica do ponto de vista do Marxismo. Para ele o desafio central da Economia para os socialistas era explicar as relações de produção e investimento em seus aspectos dinâmicos.
O livro “A Evolução do Capitalismo” (Editora Guanabara, sétima edição), escrito por Dobb, em vez de tratar da história geral do capitalismo, tenta marcar certas fases e aspectos do desenvolvimento, no qual teve aInglaterra como modelo, aludindo aos paralelos e contrastes com a Europa continental. Grande parte do volume é dedicado ao declínio do feudalismo e as origens do capitalismo, cujo estudo permanece altamente relevante.
No Capítulo 1 – O Capitalismo – o autor explica que período algum da história é feito de um só tecido; e, como todos os períodos são misturas complexas de elementos, revela-sesimplificação enganadora rotular qualquer parte do processo histórico com o título de um único elemento.
“Capitalista” tem sido usado pelos economistas num sentido puramente técnico, ao se referirem ao uso dos chamados métodos de produção “indiretos” ou que encurtam o tempo, e em grande parte se prendeu a uma visão particular da natureza do capital. Pouco mais útil é a outra concepção, de acordo comela, o capitalismo se identifica com um sistema de empresa individual sem obstáculos; torna-se virtualmente sinônimo de um regime de laissez-faire e, em alguns usos do termo, de um regime de livre concorrência.
Três significados separados atribuídos à noção de capitalismo surgem com destaque: Em primeiro lugar encontramos o significado que buscou a essência do capitalismo na totalidade dosaspectos representados no Geist ou espírito que tem se inspirado a vida de toda uma época (Werner Sombart). Max Weber usou a expressão espírito do capitalismo “para descrever a atitude que busca o lucro, racional e sistematicamente”. Em segundo lugar, existe um significado que virtualmente identifica o capitalismo com a organização de produção para um mercado distante. “A relação existente entre produçãoe consumo de bens ou, para ser mais exato, a extensão da rota percorrida pelos bens, ao passarem do produtor ao consumidor”. Em terceiro lugar, temos o significado inicialmente conferido por Marx, que buscava a essência do capitalismo num determinado modo de produção. Um sistema sob o qual a própria capacidade de trabalho “se torna uma mercadoria”. O aparecimento de uma classe destituída depropriedade, para a qual a venda de sua força de trabalho era a única fonte de subsistência. Base de um contrato salarial, exclui o sistema de produção artesanal independente. Existência de uma classe especializada de comerciantes ou financistas. Empregaremos o último dos três sentidos.
O processo de modificação histórica é gradual e contínuo, mas há pontos decisivos no desenvolvimento econômico nosquais o ritmo se acelera além do normal (revoluções sociais que marcam transição de um velho sistema para um novo), nisso há um contraste de opiniões.
A história até hoje tem sido a de sociedade de classes (sociedades divididas em classes, nas quais uma delas constitui a classe dominante e se mostra em antagonismo parcial ou completo com a outra). O interesse comum que estabelece certo gruposocial como classe, no sentido em que temos discorrido, não deriva de uma semelhança quantitativas de renda, o grupo é obrigatoriamente unido por uma identidade de objetivos.
Numa sociedade predominantemente agrícola, as relações decisivas estarão ligadas à posse de terras, o trabalho excedente tenderá a ser executado diretamente como uma obrigação pessoal ou tomar a forma da entrega de certa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica do livro a evolução do capitalismo
  • Evolução do Capitalismo
  • “A evolução do capitalismo”
  • A evolução do capitalismo
  • A evolução do capitalismo
  • A EVOLUÇÃO do CAPITALISMO
  • Evolução do capitalismo
  • a evolução do capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!