Resenha a escola de annales

Páginas: 4 (966 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Faculdade Estácio de Sá

Disciplina: Introdução ao Estudo da História

Aluno: José

Professora:















Resenha: A Escola de Annales.Belo horizonte, 16 de abril de 2013.





BURKE, Peter. A Revolução Francesa da Historiografia: a Escola dos Annales 1929-1989. 2ª edição. São Paulo, Editora UNESP, 1991.Peter Burke (1937, Stanmore, Inglaterra) foi professor de História das Ideias na School of European Studies, da Universidade de Essex, e deu aulas por dezesseis anos na Universidade de Sussex.Atualmente é professor emérito da Universidade de Cambridge. Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA–USP) de setembro de 1994 a setembro de 1995. Éautor de mais de trinta livros, muitos deles publicados no Brasil. Seu último livro publicado no Brasil é O historiador como colunista (2009), uma coleção das suas colunas para o jornal Folha de SãoPaulo.

O livro fala sobre a Escola de Annales , um movimento surgido na França no século XX também conhecido como a revolução francesa da historiografia.

Demonstra a insatisfaçãoque os jovens Marc Bloch e Lucien Febvre em relação à história política e a necessidade de se fazer uma outra história. Colocando em questionamento a história tradicional e ampliando aspossibilidades do historiador, e se impõe a necessidade de buscar junto a outras ciências do homem os conceitos e os instrumentos que permitiriam ao historiador ampliar sua visão do homem. Na expressão usada porFebvre, era portanto, menos redescobrir o homem do que, enfim, descobri-lo na plenitude de suas virtualidades, que se inscreviam concretamente em suas realizações históricas.

Esse movimentofoi divido em 3 fases: A primeira fase caracterizou-se por ser pequena, radical e subversivo, conduzindo uma guerrilha contra a história tradicional; A segunda fase mais se aproxima verdadeiramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro "A escola dos Annales"
  • Resenha Critica Escola Dos Annales
  • Resenha do livro escola dos annales
  • A Escola Dos Annales RESENHA SEGUNDO PETER BUKER
  • RESENHA DO LIVRO “A ESCOLA DOS ANNALES”, DE PETER BURKE
  • Resenha, José Carlos Reis, o surgimento da escola dos Annales
  • Escola dos annales
  • Escolas dos Annales

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!