RESENHA A Enfermagem Como Profiss O FABI

820 palavras 4 páginas
A Enfermagem como profissão

Rodrigues RM. Enfermagem compreendida como vocação e sua relação com as atitudes dos enfermeiros frente às condições de trabalho. Rev.Latino-am Enfermagem 2001 novembro-dezembro:9(6):76-82, iniciou uma pesquisa no primeiro dia de aula com alunos do curso de Graduação de Enfermagem de que se entende sobre o que é Enfermagem. Em sua pesquisa ele diz que “predominantemente, tem aparecido é uma concepção de enfermagem enquanto ajuda, doação, vocação”., mas isso não é exclusivo aos alunos iniciantes do Curso. Após anos de dedicação como Enfermeiro, ainda se tem a visão de que o trabalho visa à doação, a caridade e acaba tendo postura de que não seja um trabalho no qual precisa ser remunerado, mas conforme o autor, “o fato de que a concepção que se tem da enfermagem enquanto ajuda, vocação e não como trabalho emperra as iniciativas de organização de seus trabalhadores na busca de condições apropriadas de trabalho, livre de riscos e menos penosa e na qual o profissional de enfermagem constituem-se um trabalhador que vende a sua força de trabalho para garantir a sua existência”.
O autor dessa pesquisa utilizou alunos do primeiro ao ultimo ano do Curso de Graduação em enfermagem perguntando o que significa enfermagem para eles e porque estão fazendo o curso. Com os alunos da quarta série, ele deixou claro que poderia responder quem quisesse e que sua identificação seria guardada em sigilo. Conforme os dados de Rodrigues RM, forneceram resposta 37 alunos da primeira série 23 alunos da quarta série. Foram reunidos e agrupados esses dados conforme seu conteúdo um modelo vocacional/religioso como se entende o autor “uma vez que entendo que a concepção que se tem da enfermagem pode interferir na compreensão da problemática da saúde do trabalhador da enfermagem”.
Entendendo um pouco do modelo vocacional/religioso, antes da Idade Média, a enfermagem era entendida como cuidado doméstico realizado por escravos. Quando chegou o Cristianismo e o poder da

Relacionados