Resenha a concepção de vygotsky

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
No segundo capítulo do livro de Isilda Palangana “Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social”, a autora, além de apresentar a proposta teórica de Lev Vygotsky, seus pressupostos filosóficos e epistemológicos, e a relação feita por ele entre o Desenvolvimento e o Processo de Aprendizagem, nos apresenta também o contexto histórico no qual o autor estava inserido.Lev Semynovitch Vygotsky, nasceu em Orsha, pequena cidade da Rússia Ocidental, em 1896, e morreu precocemente, vítima de tuberculose em 1934 (aos 38 anos). Apesar de sua morte precoce, sua atuação profissional foi intensa, o que tornou seus trabalhos referenciais quando se fala de desenvolvimento e aprendizagem.
Após fundar e atuar no Instituto de Estudo das Deficiências, passou a se interessarmais pela Psicologia. Pode-se afirmar que seu trabalho teve início quando se detectou a “crise da psicologia”, já que a ciência psicologia era dividida em grupos teóricos divergentes: os influenciados pela filosofia empirista de John Locke – que enfatizavam que as ideias tinham origem nas sensações estimuladas pelo ambiente - e o grupo seguidor de Descartes e Kant – que se preocupavam em demostrarque o nível de consciência abstrata se trata da manifestação de faculdades espirituais originadas do psiquismo humano.
Diante de tais conflitos, Vygotsky desenvolveu uma abordagem que descreve os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa, enfatizando as origens sociais da linguagem e do pensamento, orientando o estudo dos fenômenos psíquicos. Além das influenciasda sociologia e da antropologia, a área da linguística foi fundamental na elaboração se seus trabalhos.
A partir de seu novo método, com base no pensamento que as mudanças históricas na sociedade e na vida material produzem modificações na consciência e no comportamento dos homens, Vygotsky apoiou-se em três princípios: o primeiro diz respeito à distância entre análise de um processo e analise deum objeto. Com ele Vygotsky pretende mostrar que os processos de desenvolvimento psicológico não podem ser tratados como eventos estáveis e fixo, como objetos.
O segundo princípio diz respeito à questão da “explicação versus descrição” sem se preocupar com as relações dinâmico-causais subjacentes ao fenômeno. Segundo ele, a psicologia não pode desconsiderar as manifestações externas de seuobjeto de estudo, mas lembra que sua função é muito mais profunda e abrangente.
O terceiro princípio refere-se ao problema “comportamento fossilizado”. Muitas formas de comportamento, tendo passado por um longo processo de desenvolvimento histórico, tornaram-se mecanizadas, automáticas. Essas manifestações comportamentais são facilmente encontradas em processos psicológicos que, por serem repetidosinfinitamente, terminam sendo automatizados, transformando a aparência original dos comportamentos e suas características externas quase nada revelam sobre sua natureza interna. Em síntese, a proposta metodológica de Vygotsky, denominada “método funcional da dupla estimulação”, é composta por duas variáveis fundamentais: processo e produto.
A questão principal para Vygotsky consiste na explicaçãode como o ambiente interage com a maturação física e a aprendizagem sensório-motora. Para ele, há uma interação contínua entre condições sociais e fatores biológicos, e na sua perspectiva, a composição das funções complexas do pensamento é ligada pelas trocas sociais, onde o fator de peso é a comunicação entre os homens. A importância da linguagem para o desenvolvimento do pensamento se dá por elasistematizar a experiência direta e servir de orientação sob o comportamento. Em sua concepção, o desenvolvimento da linguagem se apresenta como base para explicar a formação de todas as demais operações mentais.
Sobre os pressupostos filosóficos e epistemológicos, seus estudos foram baseados nos elementos da dialética materialista para formar seu método e organizar hipóteses acerca de como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • concepção de vygotsky
  • A concepção de Lev Semynovitch Vygotsky
  • Ojogo e a concepção de piaget, vygotsky e wallon
  • resenha piaget e vygotsky
  • resenha Jean Piaget e Vygotsky
  • Resenha concepção de infância
  • Resenha do livro: Linguagem de VYGOTSKY
  • Resenha do livro de vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!