Resenha "A ciência e as ciências sociais"

Páginas: 6 (1322 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
O tema em torno do qual o texto se constrói é o da legitimidade das ciências sociais serem consideradas “ciência” tanto quanto a biológica, a física, etc. Logo no início do texto Babbie descreve uma crescente mudança nas disciplinas contempladas pelo termo “ciências sociais”, que se mostra como uma alteração na ênfase de estudo, como por exemplo, na antropologia que segundo ele, teve umadiminuição no foco para a etnografia, expondo o movimento de aproximação das ciências sociais com as físicas, ou seja, uma “passagem da ênfase na descrição para a análise sistemática” (p.57).
O autor defende que não há razão pela qual o estudo do comportamento humano seja menos “científico” ou legítimo que o estudo de átomos e moléculas. A fim de fundamentar o argumento, ele descreve váriosaspectos das ciências sociais.
Babbie ressalta que os fenômenos sociais podem ser medidos, e essa é a base para qualquer ciência. Pode-se medir a quantidade de suicídios em um país, por exemplo, e disso tirar uma conclusão sociológica, assim como fez Durkheim. Com base nessas medições podem ser observadas as regularidades sociais, como o fato de que “mulheres tendem a ser mais religiosas que homens”(p.59), tal tipo de afirmação está sujeito a três formas de crítica. A primeira, o relato pode ser acusado de óbvio. Segunda, podem ser apresentados casos e comportamentos contraditórios, o que apontaria que as afirmações não seriam totalmente verdadeiras. Terceira crítica seria a de que as pessoas poderiam perturbar a regularidade se quisessem. Babbie rebate a primeira forma de crítica baseado noargumento de que até o relato do óbvio é importante para a ciência, qualquer que seja ela, chega até mesmo a classificá-lo como imprescindível. Quanto à terceira crítica, o autor rebate afirmando que muitas vezes a vontade de uma pessoa, ou um grupo de pessoas, de alterar a regularidade social está compreendida por esta mesma regularidade.
O autor segue o raciocínio fazendo uma descrição daciência social. Tal qual qualquer outra ciência, a ciência social segue as regras e premissas da lógica e a isso se deve o caráter racional do cientista social, mesmo em face de comportamentos irracionais. A ciência social é determinista, ou seja, os fenômenos sociais ocorrem em decorrência de circunstâncias que o antecedem e, portanto o inserem no contexto social. Em seguida o autor cita o carátergeral da ciência e diz que a utilidade de uma teoria social cresce em função do aumento da sua “generalizabilidade”; quanto mais geral uma teoria é, mais fenômenos sociais ela dá conta de explicar e consequentemente mais útil ela é. A ciência social é ainda empiricamente verificável, específica e intersubjetiva. Babbie com essa descrição traça um paralelo com as ciências físicas e dessa maneirafundamenta o argumento original do texto.
Em seguida Babbie descreve métodos de pesquisa “científico-sociais”. O primeiro deles é o experimento controlado, que consiste em dois grupos de sujeitos, voluntários ou pagos, o importante é que sejam grupos parecidos ao máximo, ou então, que os sujeitos dos dois grupos sejam escolhidos aleatoriamente. Um dos grupos será o experimental e o outro o grupode controle, inicialmente os dois grupos são testados para determinado fim, depois o grupo de controle é exposto a um fator externo, e novamente os grupos são testados e são verificadas as possíveis alterações. O experimento controlado tem como vantagem principal o isolamento das variáveis experimentais, entretanto ele apresenta algumas desvantagens. Os resultados fornecidos pelo experimento nãopossuem valor descritivo útil já que os sujeitos são, usualmente, selecionados de maneira aleatória. Há ainda o fato de que o experimento controlado é um teste artificial da hipótese estudada e com isso sua relevância para o mundo fica sempre sujeita a questionamento. Além disso, o experimento controlado fornece dados que dificilmente são generalizáveis. Tais carências deste método podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro: ciências sociais:
  • Resenha Ciencias Sociais UNICEUMA
  • Resenha metodologia das ciências sociais
  • resenha pulsao romantica ciencias sociais
  • Resenha crítica de ciencias naturais e sociais
  • Ciencias naturais e ciencias sociais
  • Ciencia da informação como ciencia social
  • Ciências exatas e ciências sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!