resenha a arquitetura da destruição

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 6 de março de 2015
O documentário – A Arquitetura da Destruição – relata basicamente o ideal nazista de “limpeza” e embelezamento da sociedade pelo ponto de vista da arte e da cultura.

Hitler é apresentado como umamante da arte e um de seus objetivos era o embelezamento e melhoramento arquitetônico de Berlim. Um de maiores desejos do líder nazista era construir prédios iguais ou superiores em beleza eimponência àqueles erigidos pelas antigas civilizações grega e romana. Essa fixação em história antiga também exerceu influência em suas táticas de guerra, como a destruição total das cidades de seus inimigos.Em alguns momentos estas estratégias chocavam-se com seu amor pela arte, como foi o caso de Paris, que Hitler se recusou a destruir. Afirmou, no entanto, que quando a nova Berlim estivesse pronta,Paris seria apenas uma sombra.

De acordo com a propaganda nazista, a arte moderna era o símbolo da degeneração física e moral ligada os judeus e comunistas, que deveria ser eliminada. Comparaçõesforam feitas entre obras de arte moderna e registros fotográficos de deformidades físicas e exposições foram organizadas para mostrar ao público a “arte degenerada” e como deveria ser a “arte sadia”.Essa influência da arte ligou-se a um padrão de estética e higiene que deveria ser seguido por todos. Basicamente, os prédios de fábricas e usinas deveriam passar por reformas a fim de serembelezados e os funcionários aprenderiam rígidas noções de higiene.

Infelizmente, estas medidas estéticas e higienizadoras ganharam um caráter mais sombrio ao serem usadas como justificativa para aeliminação das minorias. Os judeus, dentre outros povos, foram igualados a vermes e bactérias, que deveriam ser eliminados para se atingir a saúde da sociedade.

Por outro lado, para Hitler, o despertarestético seria o princípio do fim das lutas de classe, visto que um povo bonito e saudável não lutaria entre si, e sim por um objetivo comum. Tudo pelo bem maior: a beleza e saúde da Nova Alemanha. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme arquitetura da destruição
  • Resenha de arquitetura da destruição
  • RESENHA: Arquitetura da Destruição
  • Resenha do filme "arquitetura da destruição"
  • Resenha do filme ''Arquitetura da Destruição
  • Resenha do Filme Arquitetura da Destruição
  • Resenha do Documentário Arquitetura da Destruição
  • Resenha, arquitetura da destruição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!