RESENHA A AN LISE ESTRUTURAL DE IND STRIA

652 palavras 3 páginas
A essência da competitividade estratégica é a busca de uma posição favorável em uma indústria, na qual a concorrência visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria. Mesmo com sua amplitude no aspecto principal da estrutura industrial, assim como das estratégias disponíveis para a empresa que torna a escolha da estratégia competitiva e desafiante no fato de considerar o grau de rivalidade, ou concorrência, apenas como uma das variáveis que determinam a atratividade de um setor.
A vantagem competitiva de uma empresa é relacionada com o meio externo, de forças econômicas e sociais, seu aspecto principal é a indústria ou as indústrias em que ela compete, agindo continuamente no sentido de diminuir a taxa de retorno sobre o capital investido na direção da taxa competitiva básica de retorno, ou o retorno obtido pela indústria definida pelos economistas como em concorrência perfeita. A concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes; assim a meta da estratégia competitiva para uma unidade empresarial em uma indústria, é encontrar uma posição dentro dela em que a companhia possa melhor se defender contra estas forças competitivas ou influenciá-las em seu favor. O conjunto das forças pode estar em todos os concorrentes, para o desenvolvimento de uma estratégia, sendo necessário pesquisar e analisar as fontes de cada força, para manter retornos acima da média.
As cinco forças competitivas determinam a rentabilidade da indústria porque influenciam os preços, os custos e os investimentos necessários em uma indústria, o poder do comprador influencia os preços que uma indústria pode cobrar, da mesma forma que a ameaça de substituição. A competitividade das cinco forças e, em consequência, a sua rentabilidade a prazo é procurar a posição dentro do setor que melhor lhe permita defenderem-se contras as cinco forças competitivas e

Relacionados

  • LABINI Oligopolios E Progress Tecnico
    84590 palavras | 339 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas