Resenha zelig

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
RESENHA CRÍTICA
Leidiane Santos Oliveira[1]


O filme Zelig é um falso documentário produzido em 1983, sob a direção de Woody Allen, traz como elenco principal o próprio Woody Allen (Leonard Zelig), e Mia Farrow (Dr. Eudora Fleticher ). O filme obteve premiações no âmbito do cinema e fez participações no cenário internacional.
A obra é caracterizada pela ironia e certo exagero,um enredo marcado por conflitos psicológicos que oscila entre a verdade e ficção, além disso, é marcado por um grande humor, característico das produções de Allen. O autor se utiliza de cenas reais e insere o personagem em espaços históricos conhecidos, entre guerras e espaços culturais, além de cenas marcadas pelas peculiaridades do cotidiano. Trata-se do personagem Leonard Zelig, um homem comumque desenvolve a capacidade de alterar sua aparência além de sua personalidade, com um intuito de se igualar e agradar as pessoas que o rodeia. Inicialmente o personagem é representado em uma festa, na qual já começa apresentar ramificações de sua identidade, pois ora ele se exibe em meios aos convidados influentes, ora em meio aos criados. A história passa mediante as circunstâncias das décadasde 1920 e 1930, embebidos pelos ideais de “American way of life”. Com fama de homem que transformava sua forma física[2] de acordo com o ambiente o qual estava inserido, ficou conhecido mundialmente e, suas modificações deixava a população inquieta à medida que se tornava vitima de um sensacionalismo midiático e comercial. Neste contexto, vários profissionais da saúde se engajaram na tarefa dedescobrir as razões pelas quais Zelig se transformara constantemente. Consistia na tentativa da descoberta dos reais motivos que impulsionavam as mudanças recorrentes às características físicas de identidade e de caráter do personagem. Zelig foi internado em um hospital psiquiátrico, e estes médicos já mencionados buscavam diversas formas para entender o estranho fenômeno de mudanças que Zelig forasubmetido, e muitas especulações eram feitas, desde distúrbios psicóticos, a problemas físicos ligados a má formação de alguns órgãos. Desta forma, foram estipulados até os anos restantes para sua morte. Essa anomalia despertou um grande interesse na Dra. Fletcher, que ao contrário dos outros profissionais que havia examinado Zelig, considerava que se tratava de perturbações mentais. Assim ela dáinicio ao tratamento do paciente, por meio de seções de hipnose. Os dois se apaixonam mais a principio não se relacionam, pois interessava para ela naquele momento a cura de seu paciente. Centrava-se em uma tentativa de fazer com que Zelig encontrasse e reconhecesse seu eu. Fletcher desejava mostrar-lhe que era possível a sobrevivência sem necessariamente assumir papéis que não eram dele, erapossível recuperar sua identidade e tentar fazer uma autorreintegração.
O filme faz algumas denuncias que vai do campo político ao campo moral, isto é representado nas cenas de critica à sociedade, a falta de espaço dos judeus no meio social, e as necessidades da sociedade estão em constante divulgações, além disso, a relação de perda de identidade dos participantes ativos dos regimes totalitários,uma vez que isso era necessário para se equivaler a massa.
Zelig ao mesmo tempo em que era objeto de estudo por ser diferente, mostrou o outro lado desses personagens artísticos e populares, trata-se da confecção de brinquedos e até mesmo um filme Holiwood que contava a trajetória de sua vida. Nessa perspectiva, o personagem mostrava seu lado de homem comum que passara a ser um homem público.Enfim, essa multiplicidade de “eus”, permitia que Zelig se intercalasse entre as diversas personalidades.
A concepção de espaços diferentes não era por acaso, o diretor queria mostrar as especificidades da sociedade americana dos anos 20. A principio, ele insere o protagonista no momento de ascensão de Hitler. Além de muitos outros cenários importantes, note-se que o cenário em preto e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme zelig
  • Resenha do filme zelig
  • Síndrome de zelig
  • Análise do filme "Zelig"
  • Reflexão critica filme Zelig
  • Zelig, o filme camaleão. estudo sobre um falso documentário.
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!