Resenha Willian Stallings Cap 1 ao 3 (resumida)

1325 palavras 6 páginas
STALLINGS, Willian. Arquitetura e organização de computadores / Willian Stallings. – 8.ed. – São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2010.

O primeiro capítulo trabalha com o conceito de organização e arquitetura de um computador. “Arquitetura de computador” refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador, atributos que possuem impacto direto sobre a execução de um programa. “Organização de computador” refere-se ás unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações da arquitetura.
Continuando temos o conceito de “estrutura” e “função”, onde a “estrutura” é o modo como os componentes se inter-relacionam e a “função” é a operação individual de cada componente como parte da estrutura. As principais funções de um computador são: processamento de dados (naturalmente um computador precisa processar dados), armazenamento de dados (existe a necessidade de se armazenar dados mesmo que temporariamente, a fim de otimizar o processamento) , movimentação de dados (comunicação entre os dispositivos interligados) e controle (gerenciamento e coordenação das outras funções). Já os principais componentes estruturais de um computador são: CPU (Controla as operações do computador, formada por: Unidade de controle, ULA, Registradores), memória (armazena dados), módulo de E/S (movimenta dados com dispositivos externos) e interconexões do sistema (Fornece interligação entre os outros dispositivos do sistema).
Como citado acima a CPU é composta por três componentes (além da interconexão interna), cada um desses tem uma função singular e importante para que a CPU trabalhe corretamente. A ULA realiza qualquer função referente a processamento de dados para a CPU, a Unidade de controle controla e arbitra todas as atividades da CPU e os Registradores fornecem armazenamento interno a CPU.
O segundo capítulo da um breve histórico sobre computadores e cita a arquitetura de Von Neumann, que consiste em uma máquina digital conseguir armazenar seus

Relacionados