RESENHA – VÍDEO EDUCATIVO ANDHEP

553 palavras 3 páginas
RESENHA – VÍDEO EDUCATIVO ANDHEP

O vídeo educativo da Associação Nacional de Direitos Humanos (ANDHEP) traz um tema que tem sido assunto de inúmeros debates, os Direitos Humanos. Apesar de, há vários séculos, os homens terem consciência de que a pessoa humana tem direitos fundamentais, a luta mais importante no Brasil é a do Direito Humano. Os Direitos Humanos representam o reconhecimento pelo direito do valor da pessoa humana. Os indivíduos podem nascer diferentes, desiguais, mas, na medida em que todos eles nascem como seres humanos, eles são portadores de um direito comum.
A temática dos direitos humanos naturalmente diz respeito ao valor da dignidade da pessoa humana. Os antecedentes históricos dos Direitos Humanos remontam ao Iluminismo Europeu, movimento cultural e filosófico vigente nos séculos XVII e XVIII. A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, é mais um passo decisivo na direção do estabelecimento de novos valores humanos, de uma sociedade inspirada por uma atmosfera de igualdade social. O valor traduzido na política do direito é algo que surgiu nessa época e representa a passagem do dever do súdito para o direito do cidadão.
As dimensões dos direitos fundamentais estão estabelecidas em Gerações de Direitos. A primeira geração são os chamados de Direitos civis e políticos que englobam os direitos à vida, à liberdade, a propriedade, à igualdade formal as liberdades de expressão coletiva, os direitos de participação política e ainda, algumas garantias processuais. Já a segunda geração é constituída pelos direitos econômicos, sociais e culturais com a finalidade de obrigar o Estado a satisfazer as necessidades da coletividade, compreendendo o direito ao trabalho, à habitação, à saúde, educação e inclusive o lazer.
Atualmente, entrando numa faceta da internacionalização dos direitos humanos, existem certos direitos de titularidade coletiva que são tidos como direitos de solidariedade, direito a paz, direito ao desenvolvimento, dentre outros.
A

Relacionados