Resenha-Vygotskty: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Capítulo 3: Pensamento e Linguagem (Martha Kohl de Oliveira)

1761 palavras 8 páginas
Célia Maria de Araújo

RESENHA

Vygotskty: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Capítulo 3: Pensamento e Linguagem (Martha Kohl de Oliveira) Para Vygotsky, a questão do desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento é muito importante, pois ela é um sistema simbólico e o pensamento se caracteriza por processos mentais superiores também mediados por sistemas simbólicos. É um teórico interacionista e para ele a linguagem se constitui de duas funções básicas: a de intercâmbio social, pois o que estimula o homem a criar e usar os sistemas de linguagem é a necessidade de se comunicar e a do pensamento generalizante, função que torna a linguagem um instrumento de pensamento, que ordena o real, classificando numa mesma categoria, pelas ocorrências, todos os objetos, eventos situações e aqui há uma estreita relação entre pensamento e linguagem. Buscando compreender a história da espécie humana, ao estudar os primatas, ele descobriu nos animais uma capacidade de solução de problemas e de alteração do ambiente para obtenção de determinados fins, pois eles procuram utilizar instrumentos como meio para obter o que querem. Assim como um primata usa um galho para alcançar o fruto de uma árvore que lhe interesse naquele momento, uma criança para pegar um brinquedo longe de seu alcance, usa uma cadeira. Isso revela uma “inteligência prática”, definindo a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento. O ser pode agir no ambiente mesmo sem a ação da linguagem.
Assim como ocorreu no desenvolvimento da espécie humana, o pensamento encontra-se com a linguagem, então, dá-se uma nova forma de funcionamento psicológico, a fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante. O contato com outros membros do grupo cultural vai ajudar no na mudança que se dará para o pensamento verbal.
Aqui entram alguns conceitos importantes dentro da visão do desenvolvimento para Vigotsky que são esses três:
FILOGÊNESE- ligada ao

Relacionados