Resenha Venturi

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
RESENHA - COMPLEXIDADE E CONTRADIÇÃO EM ARQUITETURA

No livro Complexidade e Contradição em Arquitetura de Robert Venturi é mostrado que o problema da arquitetura e do urbanismo modernista eraserem enfaticamente reducionistas, resolvendo os problemas de maneiras a limitá-los, por meio de soluções puras e tediosas,ele ensina que os níveis contraditórios de significado e uso em arquitetura sãosubentendidos pela conjunção “contudo”.

Este ‘‘contudo” mostra uma arquitetura contraditória desde o programa, a estrutura.
Desta forma ele compara com a tradição do “ou... ou”, que caracterizoua arquitetura moderna ortodoxa, eles eram disciplinados em optar por um ou por outro caminho.

“Espaço fluente” passou a significar estar fora quando se estava dentro e, dentro quando se está foraem vez de ambos ao mesmo tempo.
Este tipo de manifestação tende mais para o “tanto... como” do que para o “ou...ou” e isso gera ambigüidade e contradição.

Quando trata da questão de ambigüidade,ou seja, de ter mais de um sentido, que por muitas vezes poderiam não ser atraentes, mas é uma situação em que os arquitetos se deparavam com freqüência, no livro ele propõe a inclusão de elementos dedupla função, que nos conduzem a uma interpretação mais ampla, arquiteturas que são “tanto...como”, trata-se das necessidades espaciais, estruturais, programáticas e simbólicos.
Venturi fala daproporção e visualização, o tamanho de um elemento em relação ao conjunto da obra, a diferença que este elemento causa na arquitetura como um todo.
Venturi menciona a questão dos elementos numa obra esua visualização, a proporção e a ambigüidade que ele pode trazer como um todo, tanto para aumentar, diminuir, mesmo que este elemento não tenha uma boa relação com as demais dimensões da obra, eletorna-se necessário para que tenhamos infinitas possibilidades interpretativas.

Trazendo novamente o sentido de “tanto...como”, desta forma utilizando-se da ambigüidade a obra pode ter vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Venturi
  • Venturi
  • venturi
  • Venturi
  • Venturi
  • Venturi
  • Resenha venturi, robert.complexidade e contradição em arquitetura.martins fontes. são paulo,1995. 231p.
  • Tubo de venturi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!