Resenha venturi, robert.complexidade e contradição em arquitetura.martins fontes. são paulo,1995. 231p.

421 palavras 2 páginas
Venturi, Robert.Complexidade e Contradição em Arquitetura.Martins Fontes. São Paulo,1995. 231p.

Robert Venturi inicia seu livro afirmando seu gosto por contradição e complexidade em arquitetura no que se refere à experiência moderna e à arte. Relata também seu gosto pelos elementos híbridos, distorcidos, ambíguos, convencionais, acomodatícios, redundantes, de forma direta afirma sua preferência “à vitalidade desordenada do que à unidade óbvia”.
Refere-se aos arquitetos modernos ortodoxos como participantes de um movimento revolucionário que não adotaram a complexidade de forma consistente ou suficiente. Posiciona-se diferente tratando da necessidade de reexame dos meios de expressão da arquitetura e complexidade das metas, além de reconhecer as crescentes complexidades dos problemas funcionais, não só o que se refere aos hospitais e laboratórios, por exemplo, mas também a complexidade na finalidade de uma casa.
Afirma que numa arquitetura que contenha contradições e complexidade, a ambigüidade é uma característica de certo presente, a qual promove riqueza de significado sobre a clareza de significado, no que se refere a “boa ambigüidade”, diferente da “má ambigüidade” que só causa confusão.
Um arquiteto deve analisar contradições circunstanciais de uma realidade complexa, o que deve ser adequado e o que vai funcionar.
Venturi enfatiza o aspecto de complexidade e contradição que decorre mais da instrumentalidade do que do programa do edifício. Destaca também a complexidade e a contradição que se desenvolvem em decorrência do programa e que reflete as complexidades e as contradições inerentes à própria existência, sendo ambas as análises interligadas na prática.
Lembra que na arquitetura moderna, por longo período foi trabalhado submetidos às restrições de forma retangulares rígidas, o que era supostamente exigência técnica. Seagram Building, de Mies e Johnson, com o projeto de Kahn para uma torre de escritórios na Filadélfia, contrasta essa rotina

Relacionados

  • Resenha venturi, robert.complexidade e contradição em arquitetura.martins fontes. são paulo, 1995. 231p.
    414 palavras | 2 páginas