RESENHA VENDE-SE EM 30SEGUNDOS

746 palavras 3 páginas
Em “Vende-se em 30 segundos – Manual do roteiro para filme publicitário”, Tiago Barreto, trata diretamente de roteiros para comerciais de televisão, e com uma linguagem simples e direta, quase como um dialogo com o leitor. Como o próprio autor enfatiza, a ideia do livro surgiu da sua própria necessidade quando aluno, enquanto buscava material que o auxiliasse à escrita de roteiros, o livro nasceu após diversas pesquisas e acima de tudo foi construído da experiência prática do autor, a tentativa e o erro, como ele mesmo diz, e da sua experiência no mercado como roteirista. Segundo Tiago Barreto o roteiro é tecnicamente um texto sintético, baseado no argumento, de cenas, sequências, diálogos e indicações técnicas de um filme. A partir desse pensamento ele desenvolve ao longo do livro um passo a passo para a composição de um roteiro que seja capaz de se vender em 30 segundos.
Como ponto de partida, está a organização, ela é fundamental para a comunicação humana e no filme publicitário não é diferente, todos têm que falar uma mesma língua. Sem organização , seja da fala, escrita ou imagética, não existe o diálogo.
A primeira etapa do roteiro publicitário ditada por Barreto é o briefing, ele vêm antes da elaboração do roteiro, que é quando se apresenta o cliente, produto, target, o que deve ser feito e essencialmente entre diversas informações, trás o assunto, a mensagem, o tempo do filme, a verba para produção e o período para veiculação. Entendido e analisado o briefing chegou a hora de criar.
O autor em seu livro divide o processo de criação do roteiro em diversas partes, dando exemplos de roteiros de sucesso e dicas do que fazer, como; entender o cliente, o que ele gosta suas preferências e essencialmente saber o que ele odeia; conhecer o produto, diversas informações são dadas com o briefing, mas procure o histórico do produto e os diferentes comercias em que já foi tratado é um diferencial. Vale tudo para pensar diferente, e é mentira quando dizem que tudo já

Relacionados