Resenha - um método perigoso

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Pelo menos boa parte da influência da psicologia até hoje se dá por causa de seus dois criadores: Carl Jung e Sigmund Freud. Duas mentes tão brilhantes na criação de suas teorias sobre os mistérios da mente humana e principalmente na exposição e validação das mesmas. Ponham os dois frente a frente e pode-se achar que a conversa fica tão complicada e que não se poderá entender nada, mas a verdadeé que eles expõem tudo com tanta clareza que não só se compreende do que estão falando como até identificamos alguém que tem o mesmo comportamento. Apesar de ter sido "atualizada" nos tempos de hoje, desde aquele tempo que a psicologia se tornou parte do nosso cotidiano.
Através de muitos diálogos, o que não costuma ser comum nos filmes do diretor David Cronenberg, o filme mostra com muitahabilidade cada teoria sendo construída a partir das experiências de cada personagem. Tudo de forma sutil graças às atuações de um elenco muito afiado. Mortensen faz de seu Freud um sujeito contido e extremamente analítico. Jung de Fasbender é um sujeito mais imprevisível tanto nas suas teorias quanto em suas próprias ações.
O filme começa em 1904, com a chegada de Sabina à clínica onde Jung trabalha.Ela não chega em silêncio, chega gritando e lutando contra as enfermeiras que tentam contê-la. Mesmo depois de sua chegada, não parece se acomodar. Somente depois de usar os métodos de Freud, é que Jung consegue acalmá-la, chegar ao centro do problema e até mesmo liberar uma mente brilhante de onde só parecia haver caos. Depois disso, é que Jung vai finalmente conhecer o criador das teorias queestá usando. É aí que começam as conversas e a amizade entre os dois gênios.
Sabina finalmente consegue controlar seus impulsos e até mesmo se formar em psicologia. O interesse entre ela e Jung vai além de interesse profissional ou de uma amizade, e apesar de amar sua mulher ele acaba tendo um caso com ela. Quando a amizade entre os dois teóricos vai decaindo, Freud usa esse romance contra Jung. Apartir daqui, o que parece vermos é que grande parte das teorias é criada a partir da necessidade de virar uma arma contra o outro. A única teoria isenta parecem vir de Sabina que é pega no fogo cruzado dos dois.
Um Método Perigoso tem como argumento a instigante história da Psicanálise, que está na moda há um pouco mais de um século. O filme conta alguns episódios sobre o encontro de SigmundFreud e Carl Gustav Jung, assim como trata da personalidade de Sabina Spielrein como pivô deste encontro – dinâmica expressa tanto no enredo, quanto no pôster do filme em que vemos a figura de Sabina ao centro, ligando os rostos de Jung e Freud. O que há de novo, além de ser o grande atrativo do filme, é exatamente a retratação dos encontros e desencontros de Freud e Jung.
O filme trata daproblemática relação que C. G. Jung manteve com Sabina, já que esta era sua paciente. Um pouco de história da Psicanálise se faz aqui necessária. Sigmund Freud era um neurologista que se especializou no tratamento da Histeria. Esta patologia produzia nos doentes muitos sintomas psíquicos e somáticos (crise de pânico, alucinações, delírios, paralisias corporais, convulsões, entre outras) que os médicos nãoconseguiam apontar uma causa orgânica. Freud, no início de seus estudos sobre esta patologia, hipnotizava suas pacientes para, através da sugestão, retirar os sintomas que os perturbavam. Ele começou a substituir o método hipnótico por um que ele nomeou de Método de Associação de Palavras. Esse método, em resumo, consiste que o paciente fale qualquer ideia, ou associação que venha a sua mentedurante o tratamento, para que o médico possa interpretar estas informações trabalhando para a amenização dos sintomas patológicos. Freud assim inventava a Psicanálise, que transformou e reverberou profundamente na cultura humana geral, comparando suas descobertas às de Copérnico e Darwin.
O nome do filme trata de um artigo de Freud intitulado Observações Sobre o Amor Tranferencial (Novas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme Método Perigoso
  • resenha do filme: um método perigoso
  • Um método perigoso
  • Resenha Crítica do Filme
  • Resenha Crítica do FIlme "Um método Perigoso"
  • Resenha crítica comparativa
  • o metodo perigoso
  • Método perigoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!