Resenha - Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa. In A interpretação das Culturas de Clifford Geertz.

1236 palavras 5 páginas
Resenha - Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa. In A interpretação das Culturas de Clifford Geertz.
No capítulo nove Geertz descreve em torno da briga de galos, a importância deste evento para a cultura dos balineses, apesar de ser algo ilegal. Para os homens daquela aldeia o galo significa a representação da masculinidade do balinês.
O texto é dividido em subtítulos e o primeiro intitulado A Invasão, é o relato sobre a sua chegada com sua esposa na aldeia balinesa onde pretendiam estudar como antropólogos. O autor descreve como uma invasão, pois ao chegar à pequena aldeia com cerca de 500 habitantes, foram recepcionados com indiferença, não como em outros lugares que logo eram avistados, questionados e até tocavam neles por que era presença diferente naquele local. Na pequena aldeia de Bali, tudo continuou da mesma forma, a presença deles foi ignorada, exceto pelo chefe da aldeia.
Logo presenciaram a primeira rinha de galos, e participaram como espectador para ver como tudo acontecia. Com a chegada surpresa da polícia toda aquela organização entorno da rinha se desfez rapidamente e todos correram, inclusive o casal de antropólogos. O fato da corrida para fugir da policia e não ficar ali, afirmar que estavam no locar para estudar foi vista pelos balineses como uma atitude de camaradagem o que resultou numa aproximação entre estudiosos e balineses.
De Galos e Homens. Geertz expõe seu objetivo de estudo, a briga de galos. Apesar de Bali ser muito estudada em todos os aspectos, o evento da briga de galos era pouco mencionada.
Ao longo de suas observações o autor percebe a identificação dos homens balineses com o galo, na verdade não é só uma disputa entre galos, mas sim uma disputa entre homens, a força e a masculinidade do homem estavam representados no galo. Registros como representações e escritos sobre galos balineses são datados desde o ano de 922 d.C., como o sinônimo de força, superioridade.
Dessa forma, os cuidados dispensados

Relacionados

  • A Interpreta O Das Culturas Festejando Os 35 Anos 2008
    3011 palavras | 13 páginas
  • Metodos Quantitativos
    2929 palavras | 12 páginas
  • Seminário sumaré
    105300 palavras | 422 páginas