Resenha: um discurso sobre as ciências

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, a 15 de novembro de 1940. Tem Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973). É professor Catedrático da Faculdade de Economia daUniversidade de Coimbra e Distinguishef Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia,democracia e diretos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano e alemão.
O livro resenhado é composto por cinquenta e nove paginas e três capítulos, sendo queo último apresenta quatro subtítulos.
Inicialmente, a obra resenhada trás a crise vivida pelas ciências em nosso tempo. Esse assunto será desenvolvido ao longo do livro, mostrando todo o curso daCiência ao longo dos séculos, assim como o contexto histórico de cada época. Boaventura toma por base vários autores e suas teorias, buscando explicar o que acontecia e o que estaria por vim,demonstrando isso através de paradigmas.
O paradigma dominante, diz respeito ao modelo de racionalidade que se constituiu a partir da revolução científica do século XVI e foi consolidado no século XIX, omesmo apresenta duas vertentes. A primeira vertente admite a possibilidade dos fenômenos naturais serem compatíveis com os sociais, e a segunda reivindicava para as ciências sociais uma metodologiaprópria. Essa última serviu como indicio da crise desse paradigma, uma crise irreversível, que decorre da interatividade de uma série de condições teóricas e sociais e traz consigo o perfil do paradigmaemergente.
O paradigma emergente surge numa sociedade revolucionada pela ciência, dessa forma, além de ser um paradigma cientifico, é também um paradigma social, atendendo as necessidades da época.Este se apresenta através das seguintes teses: todo o conhecimento científico-natural é científico-social, todo o conhecimento é local e total, todo o conhecimento é auto-conhecimento, e todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha, um discurso sobre a ciencia
  • Resenha: um discurso sobre as ciências
  • Resenha um discurso sobre as ciencias
  • Resenha um discurso sobre a ciencia
  • Um discurso sobre as ciencias
  • Um discurso sobre as ciencias-resenha
  • Resenha crítica – um discurso sobre as ciências
  • Um discurso sobre as ciências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!