Resenha: Um certo capitão Rodrigo

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Um certo capitão Rodrigo, é obra de um dos escritores brasileiros mais populares do século XX. Érico Lopes Veríssimo, nascido em Cruz Alta, 17 de dezembro de 1905 — e falecido em Porto Alegre, 28 de novembro de 1975. Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e Abegahy Lopes Veríssimo.

A partir de 1947 que Érico Veríssimo começou a escrever sua obra-prima, a trilogia O Tempo e o Vento. Que foiescrita em três volumes.

Um certo capitão Rodrigo, é um romance que faz parte da obra O continente, primeiro episódio da trilogia O tempo e o vento, que é dividido em 28 capítulos, caracteriza uma narrativa em prosa com narrador oniciente e em terceira pessoa, a história se passa em 1828, em algumas edições da obra, o livro possui ilustrações, já em outras não. Apresentando, o início da RevoluçãoFarroupilha, cujas batalhas percorreram os pampas do sul por dez anos, em confrontos que colocaram em lados opostos republicanos e governistas. No qual, os pensamentos das pessoas eram de indignação pelos abusos do governo na cobrança dos altos impostos. O Livro "Um Certo Capitão Rodrigo" foi transformado em série de televisão e até mesmo em filme.
Um Certo Capitao Rodrigo.jpg
Capa do DVD dofilme "Um Certo capitão Rodrigo"
O Livro "Um Certo Capitão Rodrigo", relata a história do Capitão Rodrigo Cambará na vila de Santa Fé, na época da abdicação de D. Pedro I, da Indepandência do Brasil e do Período Regencial, quando ocorreram vários conflitos de guerra. O livro é marcado por amor, brigas, festas e jogos, durante o período de vida de Rodrigo cambará na vila de Santa Fé.

A históriase inicia com a chegada de Rodrigo ao povoado de Santa Fé onde ele quase arruma uma briga logo de cara com um homem em um armazém, devido ao seu jeito atrevido e agitado. Rodrigo acaba ficando no povoado, mesmo sabendo que sua permanência não era muito bem vista pelo coronel da região. Conhece em Santa Fé, Bibiana Terra, que se torna sua esposa e mãe de seus três filhos, Bolívar, Anita e Leonor.Rodrigo adquiri um armazém com seu soldo e com produtos que trazia de carreta seu cunhado Juvenal, o homem com quem ele discutiu no seu primeiro dia em Santa Fé. Ao longo do livro o capitão, um homem acostumado à agitação das guerras, vai se cansando da vida pacata que se leva em Santa Fé, e também de seu própio casamento, quando passa a trair Bibiana e abandona o trabalho na venda e os filhos parabeber e jogar cartas.

Outro fato que ocorre é a vinda de duas famílias de imigrantes alemães para o povoado, que começam a cultivar parte das terras com mão de obra familiar. Na parte final do livro correm por Santa Fé, boatos sobre o início de uma revolução contra o governo regencial. Ao ouvir esses boatos e ao saber que Bento Gonsalves estava lutando ao lado dos revoltosos, Rodrigo se uni aomovimento. Rodrigo volta à Santa Fé seguindo a revolução que pretendia tomar a região. Na tentativa de invasão da casa do coronel de Santa Fé, morre baleado deixando sua mulher e os filhos, Bolívar e a caçula Leonor.

Principais personagens: Capitão Rodrigo Cambará - Encarna o código de honra do gaúcho, mediante os atributos de coragem, impetuosidade, machismo, violência física e um relativoconceito de moral. Gosta de jogos e bebidas.

Bibiana - Neta de Ana Terra, mulher do capitão Rodrigo Cambará. Como a avó, Bibiana é a mulher generosa, sólida, sofrida.

Juvenal Terra - irmão de Bibiana e amigo do Capitão Rodrigo Cambará.

Pedro Terra - Pai de Bibiana Terra. Não aprova o casamento de sua filha com o Capitão Rodrigo Cambará.

O Livro se apresenta bem, com uma grande facilidadede leitura, porque apresenta - se em discurso direto e possui diálogos, ou seja o narrador é apenas um observador, ou seja, é onisciente. O clímax do livro ocorre no fim durante o combate do Capitão Rodrigo Cambará e suas tropas, contra a família Amaral. O tempo é cronológico (ou histórico), o enredo se desenvolve na vila de Santa Fé.

Alguns destaques da obra: 1. O fato do personagem central...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo- um certo capitão rodrigo
  • Um certo capitão rodrigo
  • Um certo capitão Rodrigo
  • Um certo capitão Rodrigo
  • um certo capitao rodrigo
  • Um certo capitao rodrigo
  • Um certo capitão rodrigo
  • Um certo capit o Rodrigo resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!