Resenha três textos sobre a cidade rem koolhaas

678 palavras 3 páginas
Resenha Descritiva e Critica
Três textos sobre a cidade (112 páginas)
Autor: Rem Koolhaas, nasceu na Holanda, em 1944, e estudou Arquitetura em Londres. Editora: Gustavo Gili Ano Edição: 2010 Número Edição: 1.
É uma obra que reúne três textos sobre a cidade que continuam a linha seguida por Nova York. Composta por 17 capítulos assim distribuídos: 1. Introdução, 2. Estatística, 3. Geral, 4. Aeroporto, 5. População, 6. Urbanismo, 7. Política, 8. Sociologia, 9. Bairros, 10. Programa, 11. Arquitetura, 12. Geografia, 13. Identidade, 14. História, 15. Infraestrutura, 16. Cultura, 17. Fim.
Os textos promovem uma análise dos aspectos da cidade contemporânea é uma abordagem em teoria sobre o problema da dimensão dos objetos que existem na cidade, de maneira resumida, o arquiteto e autor escolhe o arranha-céu como um dos componentes mais essencial da cidade contemporânea e busca retirar a visão recusa que esse enorme objeto tem.

Faz reflexao sobre a globalização e as suas consequências nesse processo de desenvolvimento nas cidades contemporâneas, acima de tudo nas novas metrópoles do terceiro mundo. O autor ainda compara a cidade contemporânea ao aeroporto, quando identifica que o meio urbano está cada vez mais parecido ou até mesmo igual a todos os outros, definindo a cidade como a cidade genérica. Busca criar teorias para essa situação sem apego nenhum ao passado, sobretudo buscando entender que essa cidade global existe e é preciso que os arquitetos se inclinem sobre ela e não em um novo modelo de cidade a ser inventado ou a ser substituído.
O autor se refere ao fruto da cidade em modernização como um “espaço-lixo” e explora também a natureza do espaço que a cidade genérica gerou, analisando os dejetos os lixos que a sociedade moderna produz, a sua disposição final e o consumo desenfreado. Sobre o consumo excessivo, sobretudo nas atividades de lazer e da crescente massa de turistas que invade as cidades, Koolhaas destaca as lojas duty-free dos aeroportos.

A

Relacionados

  • Instalaçoes doug aitken
    3782 palavras | 16 páginas
  • Cidade sustentável
    17375 palavras | 70 páginas
  • Modernidade
    148368 palavras | 594 páginas
  • Arquitetura
    60907 palavras | 244 páginas