Resenha transdisciplinaridade no Ensino Jurídico aos olhos de Frederico Gabrich

1117 palavras 5 páginas
Resenha do artigo Transdisciplinaridade no Ensino Jurídico, de Frederico Gabrich

GABRICH, Frederico de Andrade. Transdisciplinaridade no Ensino Jurídico. Publica Direito. Disponível em: . Acesso em: 14 de mar. 2014, 18:25:26.
Maria Luíza M. D Cabral mluiza_maranhao@hotmail.com Doutor, Mestre e Especialista em Direito Empresarial/Comercial pela UFMG, Frederico de Andrade Gabrich é Professor Adjunto de Direito Empresarial Societário da Universidade FUMEC (Belo Horizonte - MG) e diretor da Análise Estratégica, além de Designer de ideias, com experiência na área do Direito. O autor teve como tema de um artigo publicado a Transdisciplinaridade no Ensino Jurídico com o objetivo de abordar a relevância desse novo modo de pensar e ensinar no contexto científico.
O autor da obra se utiliza de 16 páginas, iniciando a partir de um breve resumo seguido de uma introdução e tópicos que abordam os seguintes temas: O Contexto do Século XXI, Conhecimento e Transdisciplinaridade, Transdisciplinaridade no Ensino Jurídico e, por fim, tece a respeito de suas conclusões.
Iniciando com a contextualização, Frederico Gabrich segue abordando as transformações advindas da chegada do século XXI, o qual denomina de Nova Era. Mudanças significativas no comportamento das pessoas, nas relações sociais e, até mesmo, de trabalho foram reflexivas nos mais diversos âmbitos, fazendo com que surgisse uma urgência no acompanhamento dessas transformações - tidas como evolutivas - na forma de pensar, pesquisar, ensinar, etc. Tendo em vista tais ocorrências, o sistema cartesiano tradicional de formação e difusão de conhecimento se vê perdendo forças, pois as necessidades desse novo contexto político, econômico e social não são mais condizentes com as passadas. O sucesso no passado não é mais garantia de sucesso no futuro.
A transdisciplinaridade é posta, neste contexto, como elemento formulador de ideias inovadoras e transformadoras, justamente o que se põe como demanda do novo tempo. Esse

Relacionados