Resenha Trampolim Acrobatico

949 palavras 4 páginas
Resenha:
PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO DE AULAS PARA O ENSINO
DOS SALTOS BÁSICOS DO TRAMPOLIM ACROBÁTICO

KEMILY DE OLIVEIRA- 2016514
1° SEM. EDUCAÇÃO FISICA- BACHARELADO
PROF.ª ANA CLARA PAIVA- GINASTICAS E ATIV. RITMICAS
O estudo foi feito com intuito de fornecer suporte prático e teórico aos professores para que possam desenvolver suas aulas e colaborar para âmbitos científicos. As pesquisas sobre o Trampolim são raras e desatualizadas, quando não estrangeiras o que dificulta na adaptação em relação ao Brasil.
A pratica do trampolim acrobático já era apontada nos estudos de Riehle (1977) que dizia que EUA e Alemanha já praticavam a modalidade. Porem no Brasil a falta de espaço físico, as estruturas necessárias e o alto custo para a aquisição do aparelho, podem ser uma das causas que o esporte é tão pouco divulgado e há poucos profissionais aptos para ministrarem aulas.
O Trampolim Acrobático pertence à categoria de Ginástica de Competição, os elementos saltos, giros, força, resistência, flexibilidade, rotações no solo e em aparelhos, marcações e pré-acrobáticos, são movimentos, capacidades físicas e habilidades motoras que compõem a modalidade esportiva. Lembrando que a principal habilidade motora do trampolim é saltar.
A verdadeira origem do nome “Trampolim” não pode ser dita com segurança, pois diversas formas de artefatos e superfícies elásticas foram usadas durante o transcorrer dos anos para a obtenção de diversão e muito levou tempo até chegar à prática da atualidade.
Até o século XX o Trampolim servia somente como forma de entretenimento, George Nissen teve a idéia de deixá-lo popular e em 1939 patenteou de “Trampoline”, a partir daí ele foi levado a constantes mudanças e acabou sendo usado na II Guerra Mundial como forma de treinamento para os militares aprimorando as capacidades físicas e habilidades motoras, nos anos 40 e 41 os exercícios tornaram-se uma modalidade esportiva nas escolas e universidades americanas. Surgindo assim as

Relacionados

  • Imoldja
    2896 palavras | 12 páginas
  • anatomia
    15108 palavras | 61 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas
  • Administrador
    43140 palavras | 173 páginas