Resenha Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos, de Demerval Saviani

738 palavras 3 páginas
Livro: Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos – Dermeval Saviani

Este trabalho tem por objetivo apresentar em forma de resenha o livro Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos, de Demerval Saviani, Revista Brasileira de Educação, v.12 n.34, jan/abr 2007.
O texto nos apresenta de maneira aclarada os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação em diversos ciclos. Além de explicitar claramente alguns conceitos básicos como o surgimento do capitalismo, comércio, divisão de classes e, por conseguinte, a divisão da educação, o autor abrange em sua explanação do comunismo primitivo ao comunismo de Marx e Lenin, a polêmica sobre a politecnia atual e de tempos atrás e as transformações do mundo concernente à exigência do profissional mais qualificado e “multifuncional”.
Curiosamente, de início o autor apresenta a obra dizendo que o título deveria ser alterado para Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológico-históricos, pois se torna inviável separar homem e trabalho, por tratar-se de uma idealização ontológica e consequentemente histórica. Em outras palavras, histórico porque se constrói ao longo do tempo e ontológico por fazer parte do próprio ser do homem.
No primeiro tópico, o autor apresenta algumas ideias e conceitos sobre o homem, discute a importância do trabalho para os homens e baseia-se em alguns filósofos e suas teses na diferenciação entre o homem os animais, como Aristóteles que acreditava que a racionalidade era que nos diferenciava dos demais animais (porém, defendia o trabalho como não-digno aos homens livres) e, Bergson que diferenciava o homem pelo fato deste adaptar a natureza a ele, diferente dos demais animais que se adaptam à natureza. Não obstante, o autor apresenta como subjetivas tais ideias.
Saviani afirma que o trabalho é a essência do homem e é toda ação do homem sobre a natureza adaptando-a a suas necessidades. E esse trabalho o homem não nasce sabendo, mas aprende num processo

Relacionados

  • Educação e Politica
    1445 palavras | 6 páginas
  • Ciências
    43967 palavras | 176 páginas
  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas