Resenha: The Logic of Political Survival (BBM et al) em associação a Exit, Voice and Loyalty (HIRSCHMAN, Albert O.)

1056 palavras 5 páginas
Resenha dos textos “The Logic of Political Survival”, capítulos 01 e 02 (BBM et al) e “Exit, Voice and Loyalty” (HIRSCHMAN, Albert O.).
Ao analisar os elementos que contribuem para a sobrevivência política de um líder, os autores de “The Logic of Political Survival” concluem que, em vários casos, boas medidas políticas não favorecem a manutenção do poder político, enquanto más políticas costumam aumentar a sobrevivência política. Na condução de seu trabalho, destacam a existência de cinco grupos sociais, dos quais quatro se destacam: o “selectorado”, a coalizão vencedora e o líder, ao qual vem associado a figura do desafiador.
O líder, segundo BBM et al, direcionaria suas medidas políticas de modo a favorecer sua permanência no poder, ou seja, afastando-se da ameaça representada pelos desafiadores, cuja razão de existência repousa na tentativa de deposição do líder, e mantendo uma coalizão vencedora composta por seus partidários, a qual seria beneficiada por recompensas pessoais, provenientes da alocação de receita pública, levantada pela cobrança de impostos, entre bens públicos e bens privados. É do selectorado, grupo responsável por decisões políticas que definem o destino de um país, que provém a coalizão vencedora. Este grupo é essencial para a manutenção do líder no poder, posto que responsável pelo controle dos recursos necessários a tal sobrevivência. O tamanho da coalizão vencedora, segundo os autores, será fator determinante na condução das políticas públicas: uma reduzida coalizão demandaria menor divisão de recursos, aumentando o benefício recebido por cada membro; dessa forma, pequenas coalizões estimulariam a alocação de recursos do erário para bens privados, gerando corrupção e ineficiência administrativa. A coalizão ampla, por sua vez, torna a distribuição de benefícios entre os membros mais custosa, favorecendo assim a produção de bens públicos, os quais não apenas beneficiariam os membros da coalizão como também a sociedade em geral,

Relacionados