Resenha Texto 5

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015

Nome: Iara Catarina da Silva Xavier
Matrícula: 11211120029

RESENHA
TEXTO 05 – PSICOTERAPIA BREVE

. O texto se inicia com a apresentação dos principais conceitos teóricos que foram a base para a psicoterapia breve: a teoria psicanalítica e a teoria da crise. O autor discorre sobre a teoria da crise.
A crise é resultado de situações desagradáveis e é vivenciada como um estado doloroso, assimhá uma tendência de busca de alternativas para se aliviar a dor e voltar ao estado de equilíbrio emocional de antes da mesma. A partir da superação da crise adquire-se experiência e crescimento, além da possibilidade de se alcançar um melhor estado mental. Porém se não ocorrer superação a crise tende a se aprofundar, dando espaço a sintomas psiquiátricos e em casos mais graves pode conduzir oindivíduo a morte por suicídio. Assim, as crises psicológicas podem ser vistas como pontos decisivos de melhora ou piora.
Uma crise pode durar desde poucas horas até seis semanas e se caracteriza por uma fase inicial onde aparece ansiedade e tensão. Após, os mecanismos de solução de problemas entram em ação e sua eficácia dependerá de sua adaptação. Toda a energia do indivíduo estará voltada para aresolução da crise, e se houver sucesso haverão grandes implicações na saúde mental do indivíduo. Com a resolução da crise adquire-se familiaridade com os meios utilizados para sua superação além da capacidade de prevenir problemas futuros.
O autor dá ênfase no fato de que pacientes em crise são receptivos a mínima ajuda e conseguem resultados significativos, diante desse contexto está a grandeimportância da intervenção. A teoria da crise, além de estudar o normal, também tem um papel preventivo quanto ás dificuldades psicológicas. Visto que a demanda em questão exige uma abordagem dinâmica, e considerando a eficácia dos princípios psicanalíticos nestes casos, o autor afirma que a intervenção na crise e o desenvolvimento de técnicas psicoterapêuticas breves devem ser de naturezapsicodinâmica.
São apresentados os dois tipos de psicoterapias breves: a de supressão de ansiedade ou de apoio, que é indicada para pessoas que apresentam certa incapacidade de lidar com as realidades da vida; e a de provocação de ansiedade ou dinâmica, que é indicada para pessoas que têm resistência a ansiedade e por esta razão não encaram a crise de frente.
Há ainda uma subdivisão dentro dos tipos depsicoterapias breves: Apoio na Crise; Psicoterapia Breve de Supressão de Ansiedade; Intervenção na Crise e Psicoterapia Dinâmica Breve. Inicialmente são apresentados conceitos sobre as técnicas de supressão de ansiedade, que irá trabalhar na redução da ansiedade do paciente a fim de que o mesmo retorne ao estado anterior de equilíbrio emocional. Para isso o terapeuta usa manobras como reestabelecimentoda confiança, manipulações ambientais e medicação psicotrópica.
O apoio na crise tem o objetivo de ajudar pacientes seriamente perturbados durante a crise, tendo como critério para seleção o enfrentamento de uma situação ambiental perigosa, necessitando de uma intervenção rápida e deve-se pontuar o impacto e a gravidade estressante da situação perigosa a qual o indivíduo está inserido, os fatoresprecipitantes que o conduziram a crise, os tipos de reações mal adaptadas usadas pelo mesmo, o potencial para regressão, e o foco da terapia deve estar sob a resolução da crise. As técnicas de apoio envolvem o restabelecimento da confiança, a sugestão, a manipulação ambiental e as medicações psicotrópicas, podendo ser combinadas com a hospitalização breve do paciente, que é totalmente passivo notratamento. A frequência e a duração das visitas para o apoio a crise são dinâmicas e flexíveis.
O resultado de um apoio bem sucedido consiste na resolução da crise, alívio sintomático e consciência de onde buscar ajuda por parte do paciente, caso precise novamente.
A psicoterapia Breve de Supressão de Ansiedade usa diversas técnicas terapêuticas a curto prazo afim de proporcionar a superação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto 5
  • RESENHA 5
  • Resenha do texto
  • Resenha do texto
  • Resenha do texto
  • Resenha Do Texto
  • resenha texto
  • Resenha Do Texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!