Resenha: TEORIA E PRÁTICA: DIVERSAS ABORDAGENS EPISTEMOLÓGICAS - GAMBOA, 2010

959 palavras 4 páginas
GAMBOA, Silvio Sánchez. Teoria e prática: diversas abordagens epistemológicas. Anais do V Colóquio de Epistemologia da Educação Física, Maceió-AL, Brasil, 22 e 23 de outubro de 2010.

Nesse texto, Gamboa (2011) levanta a problemática da relação entre teoria e prática no campo da Educação Física. Apresenta essa relação no campo profissional e científico da EF dentro de dois paradigmas: o da separação e distanciamento entre teoria e prática; o da compreensão da teoria e da prática como elementos que estabelecem uma relação dialética dentro de uma mesma unidade.
É tentando desenvolver essa temática que o autor, primeiramente apresenta conceitos importantes para a compreensão dessa relação:
• Epistemologia – é apresentada como estudo da natureza do conhecimento. Dentro da EF esse termo se refere aos pressupostos teórico-filosóficos que definem e diferenciam as diversas abordagens teórico-metodológicas utilizadas na pesquisa científica.

A caracterização desses pressupostos epistemológicos ajuda a diferenciar diversas formas ou modelos de produção e trato do conhecimento científico e critérios diferenciados de validar esse conhecimento e de compreender o campo profissional e científico da Ed. Física. (GAMBOA, 2010, p.3)

• Método – se refere a forma pela qual se deve abordar uma determinada problemática. No caso do presente texto, ele apresenta a problemática da relação da teoria e da prática de três formas: a) visão da predominância da parte sobre o todo, da segmentação e separação, teoria e prática como categorias que se definem em si, relacionadas como partes distintas; b) visão de globalidade, de partes somadas e interdependentes do todo, sem suas especificidades; c) aqui a unidade integra as partes que estabelecem uma inter-relação, mas sem perder suas especificidades.
As partes são dinâmicas e entram em conflito entre si. Essa abordagem é conhecida como a unidade de contrários. Essa abordagem ajuda a entender as inter-relações entre os diversos

Relacionados