Resenha: Teoria tradicional e Teoria critica "HorKeimer"

1807 palavras 8 páginas
Resenha critica “Teoria tradicional e Teoria crítica”
Horkheimer
Antes deHorkheimer fazer a distinção e semelhança entre teoria tradicional e teoria crítica, ele começa esclarecendo o que é teoria, Horkheimer descreve a “teoria como sendo o saber acumulativo de tal forma que permita ser este utilizado na caracterização dos fatos, tão minuciosamente quanto possível” partindo deste principio a teoria seria um grande corpo, de todo o acumulo da produção intelectual produzida pelo homem, todo esse conhecimento produzido e adquirido por meio da observação e analises dos fatos de diversos campos das ciências. A teoria tradicional segundo Horkheimer, parte dos princípios desenvolvidos por Descartes onde se cria uma separação entre individuo e sociedade. A teoria tradicional esta ligada com o desenvolvimento das “ciências naturais” a matemática e a física, onde os seus métodos empíricos seriam o modelo do desenvolvimento das demais ciências, esse método partiria das operações lógicas, que usa da matemática na construção de grande parte do seu corpo teórico, partindo das induções concluídas e de métodos hierarquizados. As ciências humanas tem procurado seguir o modelo das ciências naturais, mas ela se diverge na forma com o qual a pesquisa é realizada, com a forma que ela se depara diante aos fatos, uma pesquisa que procure entender de forma mais cuidadosa os problemas.
Não é o significado da teoria em geral que é questionado aqui, mas a teoria esboçada de “cima para baixo” por outros, elaborada sem o contato direto com os problemas de uma ciência empírica particular. (Horkheimer)

Na teoria tradicional a razão não pode ser usada de forma transparente, pois ela parte de homens que agem de forma irracional, ou seja, utilizam da razão como um fim e não a razão utilizada como meio por si mesma, uma razão não alienada pelos valores e paradigmas pré-moldados e concretos de uma teoria dominante. A economia também aparece de forma desestruturada sem planejamento, e

Relacionados

  • Dissert AntonioCarlos
    34114 palavras | 137 páginas
  • Influencia da tecnologia no trabalho
    8109 palavras | 33 páginas