Resenha - TEORIA DO FORRAGEAMENTO ÓTIMO

339 palavras 2 páginas
Resenha : TEORIA DO FORRAGEAMENTO ÓTIMO
Professora: Roberta Zandavalli
UFC – Engenharia de Pesca
Semestre 2014-2
Aluno: Winston Kleine
Matricula:

Na tentativa de avaliar se a Teoria do Forrageamento Ótimo(TFO) é realmente prática para analisar os comportamentos alimentares dos animais, buscou-se através de pesquisas em trabalhos científicos analisar os dados e nestes comparar suas divergências e convergências e verificar se estão de acordo com as premissas da teoria. Segundo a teoria, os custos em termos energéticos envolvidos na procura, captura e manipulação da presa não devem ser maiores que os benefícios energéticos embutidos nos itens alimentares.

Verificou-se que a TFO possuí variáveis de análise comportamental e não apenas o custo-benefício da alimentação, sendo algumas destas:
Dieta
Escolha da Mancha e quando partir em busca de uma nova Mancha
Forrageamento na presença de predadores e competidores
Local central de forrageamento
Estratégia de forrageamento
Entendendo que cada variável pode assumir valores diferentes a depender do caso concreto, ex: filhotes; acasalamento.

Apesar da teoria de Pyke(1984) pecar ao dizer que são comportamentos hereditários e genéticos, retirando a individualização de cada animal, seu aprendizado e acréscimo da maestria com o tempo, erros e acertos, a TFO se mostrou importantíssima.

Partindo da analise desses estudos conclui-se que o uso da TFO é essencial para acompanhar e analisar: as diversas populações animais e suas migrações; verificar o desgaste e recuperação das Manchas depois das migrações; o impacto entre as espécies locais e migratórias, seus declínios e avanços.

Além de verificar se novos fatores vem surgindo com a evolução dos indivíduos. O estudo pode dar uma previsão dos comportamentos futuros, locais de seus sítios migratórios, facilitando a preservação e ação de recuperação tanto das Manchas como das espécies. Auxiliando inclusive órgãos governamentais a mapear tais áreas

Relacionados