resenha teoria dissertação Rogeria Campos: familias e redes sociais um estudo sobre praticas e estilos alimentares no meio urbano

Páginas: 11 (2723 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Universidade Federal de Juiz de Fora
FAMÍLIA E REDES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS E ESTILOS ALIMENTARES NO MEIO URBANO
Rogéria Campos de Almeida Dutra
Júlia Coelho
Teoria
Conceitos e Autores Chaves

A autora leva em conta momentos relevantes da historia da antropologia no que se refere às praticas alimentares e faz uma analise de como surgiu e evoluíram as antropologias voltadaspara a alimentação.
Foi a partir do trabalho de William Robertson Smith que a antropologia se ligou as questões alimentares. Estudando primeiramente o lado religioso da questão, como as celebrações e os sacrifícios aos deuses, ainda olhando os hábitos alimentares pelo exotismo ou repulsa pelos olhos ocidentais.
Boas foi a exceção deste período tendo estudado os hábitos alimentarescompletos da sociedade Kwakiutl.
Na Europa, principalmente Inglaterra, a pesquisa antropológica começa a ter mais importância devido a Malinowski e Radcliffe-Brown. Para eles a questão alimentar passa de puramente religiosa para buscar uma explicação social. Este ultimo foca seu trabalho nos “costumes cerimoniais” e diz que nesse sentido a comida tem como função social promover a proliferação desentimentos que contribuem para a socialização dos indivíduos como um membro da sociedade. O valor é mais coletivo que individual. Já na concepção malinowskiana a função instituição (comida) seria a de preencher propósitos ou necessidades vitais, biológicas e psicológicas, ao contrario de Radcliffe-Browne as “necessidades da sociedade”.
Audrey Richards (aluna de Malinowski) foca na abordagem danutrição como força criativa, expressa na maneira como as pessoas comem e sua influencia na vida social. Dessa maneira ela explica como a autoridade paterna esta ligada a possessão e controle do suprimento da comida. Sendo a fome a principal motivação das relações humanas.
Olhando pelo mesmo lado que Frazer e R.Smith, um artigo de Meyer e Sonia Fortes da atenção especial aos aspectos doconsumo alimentar ligado a religião e ao sacrifício, que seria um importante mecanismo de solidariedade grupal.
Este período foi importante, pois enfatizava o estudo da comida e da fome que era considerado básico para compreensão das relações sociais, vida política e das questões de mudança social.
A partir daí a antropologia francesa começa a ganhar força, principalmente devido a sua altacozinha.
Lévi-Strauss esta vinculado de forma marcante aos estudos da cozinha e da comida comparando principalmente a culinária francesa (alta cozinha francesa) e a britânica (de cunhos domésticos). Ele cria um triangulo para mostrar o que descobriu nos seus estudos para os processos culinários.
CRU


COZIDO APODRECIDO
Queposteriormente foi melhorado por ele mesmo e por outros autores como Adrianne Lehrer.
Bourdier analisa as estratégias de aspiração social (sociedade francesa) onde o consumo alimentar opera como elemento distintivo. Assim como ele, o autor Jack Goody analisa a relação entre cozinha e hierarquia, compreendendo o processo de desenvolvimento da produção industrial dos alimentos.
Enquantoque Douglas procura analisar as regras que ordenam os sistemas alimentares daquelas famílias. Para a autora, cada refeição é um evento social estruturado, cujo sentido encontra-se num sistema de analogias repetidas.
Já o estudo de Darryl Posey foi importante por ter demonstrado como as classificações do ecossistema tem referencia básica nos parâmetros culturais, como as plantas que possuempersonalidades especificas o que explica o motivo de algumas crescerem juntas e outras não. Amadurecendo então a ideia sobre a dicotomia entre Natureza e Cultura.
Na literatura antropológica brasileira os autores procuram privilegiar a abordagem do “povo brasileiro”. São trabalhos que refletem ora a preocupação em demonstrar como a culinária brasileira traduz a originalidade do processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Crítica: ESTUDO DO MEIO: TEORIA E PRÁTICA
  • Um estudo sobre as redes sociais
  • resenha sobre A rede Social
  • Estudo sobre redes sociais (Orkut)
  • Resenha sobre filme A Rede Social
  • Resenha sobre DAS REDES SOCIAIS À INOVAÇÃO
  • Dissertação sobre o desafio dos jovens nas redes sociais
  • Um estudo sobre a construção social das famílias homoafetivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!