resenha Teodoro bicanca

1164 palavras 5 páginas
FACULDADE PIAUIENSE DE TERESINA - FAP TERESINA
COORDENAÇÃO DO CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA * JOAQUIM CANTUARIO DE SOUSA JUNIOR CASTELO BRANCO, Renato. Teodoro Bicanca. São Paulo: instituto Progresso Editorial S.A, 1948.237p.

Renato Pires Castelo Branco nasceu em 14 de setembro de 1914, em Parnaíba-Piauí. Em 1933, mudou-se para o Rio de Janeiro, e em 1935 iniciou sua carreira profissional, como assistente de redator do escritor e publicitário Origens Lessa na Agência de Publicidade N. W. Ayer. Em 1937, graduou-se em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No mesmo ano foi um dos fundadores da Associação Paulista de Propaganda (APP), em 1939, ingressou na J.W. T no Rio de Janeiro; como redator, mais tarde em 1961 transferiu-se para são Paulo, onde permaneceu por 30 anos nessa agência onde assumiu várias funções, até desligar-se em 1969, após fazer uma brilhante carreira, na qual chegou à presidência no Brasil e vice-presidência nos Estados Unidos, sendo o único latino-americano a conseguir esse feito até hoje. Teve uma breve passagem pela agencia Norton, em 1971. Nesse mesmo ano com alguns colegas da J.W. T abriu sua própria agência a Castelo Branco Borges e Associado (CBBA), que se tornou uma das mais importantes da época. Renato Castelo Branco faleceu em 19 de setembro de 1995 em São Paulo, deixando a esposa Norma e os filhos Hiran, Renée e Renata.
Além de publicitário, Renato Castelo Branco foi também poeta e escritor, principalmente de romances históricos. Ao todo, deixou uma rica bagagem literária de 25 livros.
Teodoro Bicanca é o título do romance e nome do protagonista, a obra é dividida em 41 capítulos ao longo de 237 páginas. Na obra são abordadas três temáticas, mas que cada uma apresenta experiências diferentes. A primeira narra a vida de Teodoro, um filho de retirantes da seca, ocorrida no Ceará, cuja família

Relacionados

  • Moderna Gramatica Portuguesa
    221175 palavras | 885 páginas
  • Moderna Gramatica Portuguesa
    221175 palavras | 885 páginas