Resenha Tenda dos Milagres

Páginas: 11 (2698 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
PENSAMENTO SOCIAL E POLÍTICO BRASILEIRO
TENDA DOS MILAGRES
Belo Horizonte
2014
Questão 1 – Panorama das abordagens científicas às relações sociais no Brasil.
Os pensadores brasileiros se dividem em quatro as abordagens científicas, tendo base as relações raciais do Brasil ao longo dos anos. Esse estudo sobre as raças foi iniciado no final do século XIX, enquanto decorria-se o processo deabolição da escravatura. Os autores que encabeçam essas abordagens são respectivamente, Thomas Skidmore, Gilberto Freyre, Florestan Fernandes e Edward Teles.
A tese de Skidmore retrata a raça e a racionalidade, sendo chamada de Racismo Científico. Segundo ele o racismo é algo ligado ao fator biológico, visto que as diferenças raciais determinavam a cultura, ou seja, os traços físicos serelacionavam com as características intelectuais e morais (povos de raça branca eram considerados superiores, por já nascerem com a intelectualidade e a moral, diferentemente dos povos negros que não possuíam tais aspectos). Essa tese, decorrente principalmente dos EUA e Europa, passava uma imagem extremamente negativa do Brasil perante o resto do mundo, por destacar características brasileiras como amiscigenação, o clima tropical e as altas temperaturas como sendo intrínsecas de um país fadado ao fracasso. A teoria considerava, ainda, a ideia de determinismo geográfico, dizendo que, quando o homem é produto do clima tropical ele não possui incentivos ao progresso, caso do Brasil.
Os pensadores dessa abordagem consideravam, ainda, a miscigenação como fator de degeneração cultural, visto que ocasamento inter-racial ampliaria ainda mais a “mestiçagem” – fato que aumenta o número de indivíduos sem intelectualidade e moral -, condenando, assim, o país ao subdesenvolvimento perpétuo. Nina Rodriguez, fundador da antropologia negra, afirmava, além de tudo, que o tratamento legal não deveria ser o mesmo para as diferentes raças, considerando as diferenças morais de cada uma.
Nesta fase algunsacadêmicos brasileiros propuseram o "branqueamento" como solução do grande número de negros e mestiços no Brasil. Esse argumento possuía duas formas: a primeira era através da mescla de brancos e não-brancos, considerando os primeiros proprietários de genes dominantes e de maior taxa de fecundidade, uma mescla de raças eliminaria a população negra e levaria a uma população completamente branca; já asegunda forma considerava a imigração de europeus como mão de obra para o país, melhorando a qualidade da força de trabalho.
A segunda abordagem conhecida, como Democracia Racial, teve início nos anos 30 e perdurou até os anos 80/90. É uma abordagem culturalista, sendo responsável por uma mudança radical na concepção do que era raça, conceito que agora passaria a ser chamado de etnia. GilbertoFreyre argumentava que o Brasil era uma democracia étnica por ser o único país dentre as sociedades ocidentais a conviver com os diferentes povos, sendo eles indígenas, negros e europeus, de maneira harmoniosa, ou seja, observava as relações entre as raças como sendo benevolentes, reforçando a ideia que o Brasil estava livre do racismo que afligia o resto do mundo. Para ele não havia nessasrelações um aspecto ruim como na abordagem anterior, não via o problema do racismo no Brasil. Na verdade Freyre tomava a escravidão como algo positivo para nosso país.
Havia uma certa comparação do Brasil e dos Estados Unidos nesse período quanto a miscigenação, onde foi concluindo que o primeiro podia ser considerado mais avançado que o segundo, já que era capaz de conviver em harmonia com as diferentesetnias.
O autor dizia que a miscigenação foi possível devido à plasticidade dos portugueses e sua predisposição para mesclar com outras culturas (diferente dos outros países europeus, rígidos quanto à questão cultural), mas essa também ocorreu devido a falta de mulheres brancas para os colonizadores portugueses. Ainda sobre a miscigenação Freyre envolvia esta não apenas à mistura racial, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tenda dos milagres
  • tenda dos milagres
  • Tenda dos Milagres
  • Tenda dos Milagres
  • Tenda Dos Milagres
  • Tenda dos milagres: a cachaça e o alcolismo
  • Resumo do livro tenda dos milagres
  • tenda dos milagres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!