Resenha – telejornalismo: muito além do jardim botânico

1472 palavras 6 páginas
Livro: Muito além do Jardim Botânico – Um estudo sobre a audiência do Jornal da Globo entre trabalhadores
Autor: Carlos Eduardo Lins da Silva
São Paulo / Summus Editorial, 1985 – com 164 páginas.
Sobre o autor:
A trajetória profissional de Carlos Eduardo Lins da Silva, algo que logo ressalta é a precocidade e versatilidade com que sempre desempenhou suas atividades - repórter, líder comunitário, professor universitário, sindicalista, secretário de redação, enfim... uma longa lista para os seus 47 anos de idade. Com seu nome nas páginas da Folha de S. Paulo também podemos surpreender que seja também um acadêmico, professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Univerisidade de São Paulo (ECA/USP).
Lins da Silva não é, certamente, o "típico" pesquisador de comunicação. Fez a maior parte de sua carreira atuando paralelamente na imprensa e na universidade e acabou optando pela redação ao invés da sala de aula, embora ainda mantenha vínculos com a academia e sociedades científicas, sobretudo a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da qual é membro fundador. Freqüentemente é convidado para dar aulas em cursos de pós-graduação ou palestras em congressos. Por vezes foi bolsista em universidades norte-americanas (o que, aliás, lhe valeu uma singular admiração por aquele país) e, como se espera de todo pesquisador publicou os resultados de seus estudos em livros e revistas científicas nacionais e internacionais.
A projeção que a imprensa lhe proporcionou, porém, talvez ofusque seus trabalhos como professor e pesquisador, ainda que seu Muito além do Jardim Botânico seja adotado em várias escolas de comunicação. É mais comum lembrarmos do correspondente da Folha de S. Paulo em Washington do que do organizador de Comunicação, Hegemonia e Contra-informação, lançado pela Cortez, em 1982. A verdade é que a posição de jornalista nunca se dissociou da de pesquisador e professor universitário. Pelo contrário, suas reflexões

Relacionados

  • Ombudsman
    70492 palavras | 282 páginas
  • A INFORMACAO JAMES
    183013 palavras | 733 páginas
  • Kant
    126273 palavras | 506 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas