resenha teatro experimental do negro

Páginas: 3 (671 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013
Universidade de Brasília
Disciplina: História do teatro no Brasil
Tutora: Ana Carolina
Aluna: Marcela Costa Toledo
Turma: Teatro 2011

Teatro Experimental do Negro: Trajetórias e ReflexõesAbdias do Nascimento
Resenha
Por Marcela Costa Toledo
Abdias Nascimento foi um grande ativista negro que batalhou para que o negro pudesse entrar no cenário teatral, ele queria mudar uma realidadedura de discriminação, onde apenas atores brancos poderiam fazer papéis mais importantes e quando apareciam negros, eram brancos pintados. A partir de uma peça ‘ O imperador Jones’’, foi que Abdiasexpressou toda sua indignação, começou a trabalhar em prol de seu objetivo que era acabar com essa desigualdade. Foi um marco da história do teatro, onde vemos a evolução de um teatro de origemportuguesa, assumindo as características brasileiras, onde o negro encontra seu lugar, consegue vencer mais uma barreira contra o preconceito.
Foi criada a TEN – Teatro experimental Negro, onde além dereunir, discutir sobre as possibilidades voltadas a inclusão do negro na cena teatral da época, eles começaram a estudar, voltaram-se para e educação, cultura e arte, alfabetizaram muitas pessoas. Apósseis meses de preparação partiram para a prática, buscavam encenar peças que trouxessem uma mensagem de lutas e conquistas, como as que eles estavam vivenciando em sua conduta.
No dia 8 de maio de1945 estreava no teatro municipal do Rio de Janeiro um negro, antes não podia entrar ali nem mesmo na plateia e agora estava como ator, conquista mais que celebrada pela TEN, Agnaldo Camargo foi esseimpulsor, teve essa honra de abrir o caminho, para muitos outros negros. E o retorno veio, de pessoas que desconfiavam desse trabalho, como podemos ver nessas palavras de Ascendino Leite:
‘Nossasurpresa foi tanto maior quanto as dúvidas que alimentávamos relativamente à escolha do repertório que começava, precisamente, por incluir um autor da força e da expressão de um O’Neill. Augurávamos para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teatro Experimental do Negro
  • Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões
  • Teatro Esperimental do Negro
  • Teatro Anjo Negro
  • resenha de Teatro
  • Resenha do filme cisne negro
  • RESENHA DO FILME CISNE NEGRO
  • RESENHA DO FILME CISNE NEGRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!