Resenha Tayna 2

1820 palavras 8 páginas
I - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Rio de Janeiro: Record, 2002 (1937)
Disponível em : http://educacao.uol.com.br/biografias/jorge-amado.jhtm < acessado em : 08/10/2014 19h58min. >

II - BIOGRAFIA DO AUTOR
Jorge Leal Amado de Faria, filho do Coronel João Amado e de Eulália, nasceu no dia 10 de Agosto de 1912 e faleceu em Salvador no dia 06 de Agosto de 2001. Foi um renomado escritor brasileiro que teve muitas de suas obras traduzidas, um dos mais famosos de todos os tempos. Fez parte dos quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937.
Jorge foi para o Rio de Janeiro, até então a capital do país, para estudar Direito na até então Universidade do Rio de Janeiro. Travou seus primeiros contatos com o movimento comunista organizado, ali mesmo dentro da faculdade que cedia um expaço para esse polo de discussões.Conseguiu tornar-se jornalista e como muitos de sua época se envolveu com a política ideológica comunista. Elegeu-se como deputado federal pelo PCB , conseguiu garantir a emenda que deu liberdade religiosa depois de ter visto muitos sofrimentos por onde passara, buscou em todos os lugares assinaturas para que aquilo se concretizasse e viu virar lei.Também foi auto da emenda que garantia direitos autorais.
A sua obra é uma das mais significativas da moderna ficção brasileira, sendo voltada essencialmente às raízes nacionais. São temas constantes nela os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, as crenças, as tradições e a sensualidade do povo brasileiro.Foi casado com a também escritora Zélia Gattai. Viveu muito tempo exilado, como na Argentina, Uruguai,Paris e em Praga. Como era um escritor profissional conseguiu viver quase que exclusivamente dos seus direitos autorais e de seus livros.
Com a chegada da idade, a saúde começou a ficar debilitada e assim

Relacionados

  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas