RESENHA: SUICÍDIO ASSISTIDO

Páginas: 6 (1318 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO LÓGICA, INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO-LIC

RESENHA: SUICÍDIO ASSISTIDO

O suicídio assistido acontece quando uma pessoa, que não consegue concretizar sozinha suaintenção de morrer, e solicita o auxílio de uma pessoa, essa assitência pode ser feita por prescrições de doses altas de medicamentos, ou pode ser de forma passiva, através de encorajamento. São poucos os países que aceitam essa prática, a Suíça e alguns estados dos Estados Unidos, Oregon, Washington e Vermont, são alguns exemplos. Em Oregon, esse procedimento só é permitido a pacientes em estadoterminal, e que seja adulto, se a hipótese for de depressão, por exemplo, os pacientes são encaminhados para avaliação psiquiátrica. O estado de Vermont, é o primeiro estado dos Estados Unidos a aprovar com um processo legislativo o suicídio assistido, a lei aprovada habilita os pacientes terminais, com menos de seis meses de expectativa de vida, a solicitar que os médicos administrem doses letaisde drogas para apressar a morte.
Muitos acreditam que o suicídio assistido e eutanásia, são práticas iguais, mas se enganam os que pensam assim, mesmo tendo a mesma finalidade, os meios para chegarem ao fato são diferentes; a eutanásia consiste em causar a morte do paciente terminal, a pedido dele, respeitando várias condições; já o suicídio, consiste no auxílio para a morte de uma pessoa; umaoutra diferença é o fato da morte, na eutanásia, ser causada por exemplo por uma injeção letal, e no suicídio é através de medicação.
No Brasil, a questão do suicídio assistido não mobilizou a opinião pública, assim não tendo sido cogitado na legislação, de acordo com o Código Penal de 1940 o médico tem a obrigação de ser uma garantidor da vida, mesmo sabendo que os maiores avanços tecnológicos nãoserão capazes de sustentá-la diante de uma doença terminal, e que o cidadão tem direito de se manter vivo mesmo que não queira. No século XIX a legislação brasileira mencionava o suicídio assistido e lhe imputava pena de dois anos.
O suicídio assistido é uma prática que muitos reprovam, pois afirmam que não existe o “direito de morrer”, pois na realidade todos vamos morrer, não importa a vontadedo paciente, nem suas súplicas, eles afirma que as súplicas não são uma petição de morte, mas sim um grito de desespero de uma pessoa em situação vulnerável diante da dor, para eles é uma hipocrisia dizer que o doente terminal tem o “ direito” a decidir seu destino, quando na realidade sua situação mental é o que o levou a esse momento de desespero.
Para os contra o suicídio assistido, a soluçãopara as dores e o sofrimento sentidos pelo paciente, é a utilização de analgésicos ou calmantes que a medicina proporcione, mesmo que esses analgésicos tenham como efeito colateral a aproximação da morte ou perda da consciência, parcial ou completa. Eles completam dizendo que o suicídio assistido constitui uma hipocrisia e uma falsa “compaixão”, que procuram a via fácil, egoísta e comoda pararesolver os problemas, em vez de sacrificar-se pelo doente e lhe dar nosso amor e compaixão.
Segundo Maria Alonso, diretora da Área de Medicina de Profissionais pela Ética VIDA digna, "Nossa missão é promover uma vida digna para todos até o final e propor alternativas multidisciplinares, verdadeiramente humanizadoras, para afrontar a dor e o sofrimento.
Um assunto muito polêmico, bastante discutidono âmbito bioético e várias dúvidas, será que é certo tirar a vida de uma pessoa mesmo que ela te suplique para que o faça? Será que ela está em seu juízo perfeito para tomar essa decisão? Quem sabe, só saberá os reais sentimentos de o paciente quem um dia passar por isso, mas se parar para pensar o que provavelmente levou uma pessoa a tomar essa decisão e desistir da vida, foi algo muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • suicidio assistido
  • resenha do filme mar adentro... que fala sobre suicídio assistido...
  • Artigo de opinião- suicídio assistido
  • Direito à vida
  • Eutanásia e suicídio assistido
  • SUICÍDIO ASSISTIDO: Um direito ou um crime?
  • Suicídio assistido e Eutanásia
  • Santidade da vida, eutanásia e suícidio assistido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!