Resenha Suelen 2A Agro

1381 palavras 6 páginas
Aluna: Suelen Caroline de Almeida Nº: 28 Tec. Agropecuária 2ª “A”
O filosofo e seu tempo: a modernidade de Descartes
A filosofia de Descartes é um tema muito complexo e que, parar ser entendido você realmente deve entrar no tema da modernidade.
O tempo em que Descartes inaugurava o pensamento moderno é um tempo critico, pois a Europa está passando por crises, mudanças das tradições, nova descoberta cientifica, a perca da autoridade da igreja católica, mudanças no sistema econômico que vai ate a arte.
A ideia de modernidade se liga diretamente na mudança das tradições, na valorização da razão humana tendo como as características centrais do desenvolvimento do pensamento de Descartes. Um dos traços fundamentais do pensamento de Descartes é a busca do progresso orientada pela filosofia.
Ao desenvolver do pensamento de Descartes ouve muitas divergências, alguns consideravam que era pela influencia escolástica que predominou, ate mesmo da igreja católica diante de uma nova ciência. Outros podiam optar ate que seria uma suposta “Reforma da Filosofia”.
A contextualização do pensamento estava sempre presente nas obras de Descartes, colocando a experiência de vida do individuo pensante.
René Descartes era francês, nascido em 1596, de família nobre. Estudou em um colégio jesuíta, onde foi bom aluno; após a saída do colégio foi que descobriu sua vocação para filosofia, e a partir de então passa a se dedicar aos estudos filosóficos, viajando a lugares tranquilos a fim de organizar seu pensamento. Descartes, além de tudo, era muito cauteloso, o que o fez desistir de publicar sua obra há muito pensada, depois de saber da morte de Galileu. Ficou renomado após a publicação da obra Meditações, o que lhe garantiu alguns adversários e a condenação de sua obra. Publicou Princípios da Filosofia e manteve correspondência com vários pensadores da época. Faleceu em 1650, em Estocolmo, onde havia estado a convite da rainha Cristina da Suécia.
Descartes dizia que deveríamos compreender

Relacionados

  • Tonto
    44506 palavras | 179 páginas
  • Trabalho Adm
    148787 palavras | 596 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas