resenha sociedade enformatica

1943 palavras 8 páginas
A SOCIEDADE INFORMATICA

INTRODUÇÃO

Neste livro o autor dividiu o texto em duas partes básicas – “As conseqüências sociais da atual revolução técnico-científica” - “O indivíduo humano e a sociedade informática”. Inicia a primeira parte fazendo uma breve analise da chamada segunda revolução tecnoindustrial. A primeira revolução do século XVIII se caracterizou pela substituição da força física pela energia das máquinas, a segunda, que vivemos agora, teria como fundamento à ampliação das capacidades intelectuais do homem ou mesmo a sua substituição pelos autônomos, os quais eliminam o trabalho humano na produção e nos serviços. O autor prenuncia o desemprego estrutural, e a radical alteração nas formas de trabalho provocada, preocupando-se com o impacto das novas tecnologias ao conjunto da vida social e individual. Buscam-se respostas e soluções alternativas para os problemas derivados da grande revolução fundada na informática. Para poder idealizar o futuro, o livro desenha com clareza e segurança o desenrolar de um complexo de acontecimentos que tem ocorrido na humanidade nos últimos anos, facilitando a compreensão de nosso estar no mundo e apontando caminhos alternativos.

A SOCIEDADE INFORMATICA

De Adam Schaff, São Paulo: Editora da Universidade Paulista: Brasiliense, 1992.

Por Silvane Forcelini Sanajotto, Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Comunitária Regional de Chapecó Extensão São Lourenço d’ Oeste.

Neste livro, a preocupação de Schaff ultrapassa as considerações sobre emprego e ocupação, mostrando a relação entre ciência e técnica e as relações sociais direcionadas na educação e na cultura. As transformações revolucionárias da técnica, com as conseqüentes modificações sociais. As máquinas e equipamentos que hoje acompanham nosso dia-a-dia fazem parte de assim chamada por Schaff segunda Revolução Industrial. O autor faz uma relação as três

Relacionados