Resenha Sociedade do Espetáculo Guy Derbord

540 palavras 3 páginas
RESENHA CRÍTICA A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
O autor Guy Debord debate a questão da sociedade em relação a um espetáculo, neste caso, o espetáculo é o modo de produção existente em seu resultado e projeto, o espetáculo constitui o modelo atual da vida dominante em sociedade. Em seu texto ele discute como esse espetáculo se dá e suas consequências em sociedade.
Primordialmente, não há oposição entre o espetáculo e a atividade social, pois a realidade surge no espetáculo e o espetáculo é também real, e segundo sua análise, essa alienação social é que funda a base da sociedade moderna.
Para entender espetáculo, devemos correlacionar a este conceito diretamente a palavra
“aparência”. Toda vida humana espetaculoísta (termo usado pelo autor) gira entorno na afirmação desta aparência, ou seja, social. Outra palavra que é intrinsecamente ligada ao espetáculo é “economia”, é ela a principal matriz deste espetáculo. O modo de se produzir fez com que houvesse uma degradação constante do ser para o ter. Na economia moderna, o desenrolar é que importa, e não o seu fim. Desta forma, a vida social está diretamente ligada aos resultados de uma economia, refletindo seu modo de
“vender” onde o ter substitui o parecer e é neste “ter” que deve ser extraído todo o prestígio da vida social.
O modo ocidental econômico, fez com que houvesse uma degradação parcial da filosofia, que tenta compreender as categorias do ver, em detrimento de uma valorização da exibição da racionalidade técnica. Este modo econômico gerou uma espécie humana que pode ser caracterizada como homo videns, que foi inaugurada pelo cinema, televisão e os principais universos de comunicação, em que, segundo Sartori “a televisão produz imagens e apaga conceitos; mas desse modo atrofia a nossa capacidade de abstração e com ela toda a nossa capacidade de compreender.”
O espetáculo moderno cerceia o que a sociedade pode fazer, caracterizando também a
“inatividade” do homem em relação a sua atividade

Relacionados