Resenha SOCIEDADE DO CONSUMO. CRIANÇA E PROPAGANDA, UMA RELAÇÃO QUE DÁ PESO.

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: REDAÇÃO PUBLICITÁRIA II
JÉSSICA PEREIRA E SILVA
NOVEMBRO/2014
ANDRÉIA MENDES DOS SANTOS
SOCIEDADE DO CONSUMO
CRIANÇA E PROPAGANDA, UMA RELÇÃO QUE DÁ PESO
Projeto de pesquisa apresentado
Ao curso de Graduação em Publicidade
E Propaganda

NOVEMBRO/2014
DEFINIÇÃO DO TEMA:
Vivemos em uma época, onde todos nós temoshabilidades para Interagir nas novas tecnologias. As crianças desde muito cedo são apresentadas a esse universo por seus pais, que por sua vez, fazem isso como uma maneira de entreter seus filhos enquanto estão ocupados em outras atividades.
Desde o nascimento, essa nova geração já é vista como consumidor em potencial, então já o colocam no mercado, todos os tipo de produtos que possam captar aatenção deles que acabam sendo aceitas pelos seus pais e é vista como um auxilio na criação dos seus filhos. Que nos encontramos em uma época onde nos falta tempo para cuidarmos melhor de nossas vidas e tomar conta da nossa família, a conseqüência disso é procurar saídas praticas. Esses produtos infantis proporcionam isso aos pais. Com desenhos de cores chamativas e musicas fáceis de seremassimiladas, não são mal vistas por seus pais, o conteúdo do produto, acaba ficando em segundo plano, muitas vezes os pais nem se preocupam em estudar o conteúdo daquilo, pois aceitam a idéia de que foi feito especialmente para crianças.
PROBLEMATIZAÇÃO:
O consumo indevido de alguns desses produtos, pode influenciar futuramente no comportamento dessas crianças. Uma compra sem uma devida pesquisa previado conteúdo do produto, pode fazer com que os pais incentivem seus filhos a verem programações onde é propagado um comportamento que cause dificuldades em relacionamentos em grupos sociais.

Devido ao acesso as redes sociais de maneira antecipada, as crianças passam a ver e comprar o seu comportamento ao de outras pessoas, muitas vezes mais velhas que elas, e passam a copiar, pois ainda seencontram em um processo de construção de personalidade, onde se espelham nos mais velhos e tendem a querer se comportar e freqüentar os mesmo ambientes sociais. Um amadurecimento precipitado dessas crianças gera conseqüências relevantes no seu comportamento.
SOCIEDADE DO CONSUMO. CRIANÇA E PROPAGANDA, UMA RELAÇÃO QUE DÁ PESO.
Os pais costumam sempre dar o melhor para seus filhos, permitir que elesdesfrutem o que não puderam ter quando crianças e para conseguirem isso eles tentam se desdobrar entre a rotina do trabalho e de criação dos filhos. E por conta dessa vida atribulada os pais muitas vezes são obrigados há passarem o dia longe de seus filhos e então fica a questão, de que maneira eles podem compensar essa ausência?
A constante ausência dos pais em casa faz com que seus filhosprocurem outras ocupações para se distraírem, e muitas vezes se deslocam para televisões, computadores, vídeo games e etc. passando assim todo o tempo ócio em casa. Encontramos no livro “Sociedade do Consumo criança e propaganda, uma relação que dá peso” algumas demonstrações de o quanto pode ser negativo para criança encontrar se distrair dessa maneira, em um estudo feito pela autora Andréia Mendeselas nos expõem dados sobre as conseqüências físicas e psicológicas desse comportamento. Dentre vários problemas causados pela extensa exposição das crianças a essas mídias, a autora ressalta o aumento da obesidade infantil no Brasil
A partir da tese de que a mídia prejudica no controle da epidemia da obesidade, e apoiados em hipóteses que relacionam a mídia, atividade física e qualidadealimentar, nosso problema de pesquisa foi assim definido: De que forma as ofertas da sociedade de consumo contribuem ou influenciam para o agravamento da obesidade infantil, tornando-se um dos problemas emergentes da área da Saúde Publica? Como as famílias enfrentam este problema? (MENDES; 2009, p 14)
A mídia encontra na criança um consumidor em potencial, logo, ela trata de trabalhar o poder de sedução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ADULTIZAÇÃO DA CRIANÇA NA SOCIEDADE DO CONSUMO
  • A Importancia Da Publicidade E Propaganda Na Sociedade De Consumo
  • A Subjetividade Na Sociedade De Consumo Resenha
  • Resenha: Sociedade de Consumo
  • Resenha sobre Sociedade de Consumo
  • Resenha Excesso de peso em crianças de préescolas
  • Sociedade de consumo e qual a sua relação com a indústria do entretenimento.
  • Corpos de passagem e a relação com a sociedade de consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!