Resenha sobre o livro "O Príncipe"

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Resenha: Discernimento e astúcia de “O Príncipe” através dos séculos
Livro resenhado: O Príncipe – Maquiavel

Nicolau de Bernardo Maquiavel, nascido em Florença - Itália, foi diplomata,historiador, artista, filósofo e ocupou diversos postos políticos respeitosos na Itália dos séculos XV e XVI. Durante seu período de atividade intelectual escreveu diversas obras ilustríssimas, e uma delaspublicada em 1532, O Príncipe, traz diversos entendimentos, análises e dicas sobre questões sócio-políticas que tinham como cenário a Itália extremamente subdividida, à época, em regiões independentesque em sua maioria mantinham regimes de principados; questões essas que perdurariam de forma extremamente semelhante até os dias atuais.
As dicas e ponderações elencadas no livro, produzido para quefosse um presente (extremamente valioso, diga-se de passagem) ao estadista da República Florentina, Lourenço de Médici, são assaz importantes para que possamos entender sobre as relações de poder quesempre estiveram presentes entre os seres humanos. Entre instruções sobre como conquistar e manter um principado, como agir diante de situações de paz e de adversidade, quem manter por perto, que tipode exército utilizar nas ações militares e várias outras coisas, Maquiavel nos mostra que a sociedade do séculos XV/XVI em muito tinha a ver com a atual.
A organização social, a ambição, o modo deagir das pessoas e a forma como elas governam uma extensão de terra, de como se comportam de acordo com as intenções e explicitam como os indivíduos precisam ter e saber usar uma personalidade dúbia afim de, por exemplo, agir de forma cruel e esmagadora dependendo da situação. As habilidades de Nicolau como historiador também ficam muito evidentes com as explanações em O Príncipe, quando eleapresenta ao leitor a forma como muitos chefes de estado se comportaram quando estavam no poder e quais ações os levaram a serem aclamados, odiados, temidos, debochados ou mortos, compondo assim um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO: O Príncipe – Maquiavel
  • Resenha sobre o livro "o príncipe"-nicolau maquiavel
  • Resenha livro o pequeno príncipe
  • Resenha do livro o príncipe e o mendigo
  • Resenha do livro o príncipe (maquiavel)
  • Resenha do livro "o principe" de maquiavel
  • Resenha do livro o pequeno principe
  • Resenha do livro O Pequeno Principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!