Resenha sobre o livro: O Cidadão de Papel de Gilberto Dimenstein

Páginas: 4 (841 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2015
Gilberto Dimenstein é um jornalista brasileiro extremamente envolvido e preocupado com a situação de crianças e jovens no Brasil, é autor de diversas obras literárias que trataram sobre o assunto,tal qual, o livro O Cidadão de Papel publicado em 1994 pela editora Ática e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura naquele ano, na categoria não ficção.
Dimenstein possui como objetivo nesse livrodesvendar as engrenagens que fazem a cidadania no Brasil não ser praticada além do escrito em papéis e o descaso do Estado com nossas crianças. O título do livro é insinuante e desperta a vontade doleitor a devorá-lo de tamanha curiosidade, o autor trabalha os capítulos do livro embasado em pesquisas e estatísticas de cerca de 20 anos atrás que ainda é vivenciada nos dias atuais.
Os mecanismossociais que para o autor contribuem para falta de aplicação dos diretos das crianças e dos jovens no nosso país são a violência, a distribuição desigual de renda, a mortalidade infantil, as condiçõessub-humanas de existência, o desemprego, a exploração do trabalho infantil, a demasiada urbanização, a violência doméstica, as drogas, a desnutrição e a tão comentada tragédia educacional.
Segundoo mesmo, a criança é o elo mais fraco e exposto da cadeia social, ainda é a esperança para um futuro melhor. Nação alguma conseguiu progredir sem investimentos em educação infantil ou juvenil, poisesses são a verdadeira engrenagem para uma nação bem sucedida. O cenário da juventude e infância no nosso pais é a real imagem do desenvolvimento econômico, social e político. Num país onde a grandemaioria de sua população é analfabeta funcional se torna difícil fazer com que a democracia e cidadania passem a serem praticadas todos os dias e não somente lembradas em momentos de revolução.Outras duas questões sérias levantadas nos textos são a pobreza e a violência, a última sendo relatada em suas diversas formas como a violência física, institucional, intrafamiliar, moral, patrimonial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro o cidadão de papel
  • Resenha do livro "O cidadão de papel"
  • Resenha do livro o cidadão de papel
  • Resenha
  • Livro cidadão de papel
  • Fichamento do livro O Cidadão de Papel
  • Resumo do livro cidadão de papel
  • O cidadão de papel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!